“Tenho 14 anos, posso ser um aprendiz?”. Esta e outras dúvidas acerca do primeiro emprego podem ser tiradas hoje (11), a partir das 18 horas, em uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Praça CEU Sorriso Mestiço - Dorival Brandão. A palestra será proferida pela procuradora regional do Trabalho, Thalma Rosa de Almeida Furlanett.
As palestras com orientações sobre o primeiro emprego são realizadas constantemente na unidade. “Como amanhã é celebrado o dia mundial de combate ao trabalho infantil, hoje vamos abordar o tema com mais profundidade, com a presença da Dra. Thalma, e por isso, convidamos toda a comunidade para participar desta palestra, conhecer melhor a legislação e tirar todas as dúvidas sobre o primeiro emprego”, comenta a coordenadora do Cras da Praça CEU, Carla Cardoso.
Representantes da equipe de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) também participarão da palestra, passando informações sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Administração Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), sobre este tema.
Sorriso também conta com uma comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, composta por representantes de oito secretarias municipais, além da equipe do PETI, e que recebe apoio de integrantes de outras instituições, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e dos Cras do município.
“Além de atuar na erradicação de qualquer possibilidade de exploração, o foco da Semas também é agir como ponte entre os empresários e os jovens que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, lembrando que as equipes da Secretaria já desenvolvem ações com este foco.
No mês passado, por exemplo, empresários do município puderam conhecer, em uma reunião que contou com a participação de representantes da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o projeto “Mundo do Trabalho – Aprendiz Legal”.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José foi pioneiro na implantação do projeto “Mundo do Trabalho”, ainda em 2015, que tem como meta preparar jovens para dar o primeiro passo profissional. Adolescentes de 15 a 17 anos, participam, três vezes por semana, no contraturno escolar, de atividades específicas nos Cras do município (São José, São Domingos e Praça CEU).
O projeto funciona como um “curso preparatório”, com orientações específicas relativas ao ambiente profissional e as empresas que abrem as portas para os aprendizes também recebem o selo “Empresa Legal Amiga do Aprendiz”.