Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura, a reunião debateu o monitoramento com o uso de câmaras em uma parceria público privada a ser realizada com a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e também a necessidade de instalação de uma vara especializada no combate ao crime organizado em Sorriso. “Para o uso correto das câmaras vamos montar uma comissão de acompanhamento”, pontua Moura. “Já a vara especializada foi uma demanda apresentada pelo juiz Anderson Candiotto que temos a intenção de levar ao Estado”, explica o secretário.

Segundo Moura, outras situações como o estágio atual da construção da Delegacia de Polícia Civil e a necessidade de edificar uma nova sede para o Corpo de Bombeiro local também foram abordadas. “São situações gerais; outro ponto é a intensificação que iremos fazer juntamente com todas as forças de segurança da Operação Lei Seca visando coibir aglomerações durante a pandemia. Todas as ações visam ofertar segurança plena aos moradores”, destaca.

A intenção de fortalecer as ações da Operação Lei Seca também foi apontada pelo Coronel PM Wesney de Castro Sodré, responsável pelo 3 Comando Regional da Polícia Militar. Coronel Sodré detalhou a necessidade de intensificar o trabalho coibindo a realização de festas clandestinas. “Para isso é importante a união de todas as instituições”, diz. Opinião compartilhada pelo comandante do Comando Regional III do Corpo de Bombeiros, Coronel BM Giovani Eggers, que também frisou a necessidade de união quando das ações integradas. “A integração é de suma importância para que se atinja o objetivo. As reuniões do GGI são essências nesse sentido, pois as decisões são tomadas em conjunto. E nós, do Corpo de Bombeiros, estamos sempre à disposição para atuar na prevenção de forma proativa”, aponta.

Para o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Eduardo Muniz, a ação integrada e a conscientização da população geram ações efetivas de prevenção à pandemia.  Conforme o delegado, “Sorriso está um passo a frente dos outros municípios, aqui temos o alinhamento das forças de segurança integradas e a municipalidade presente levando à melhoria de estruturas”, salienta. Carlos Eduardo frisa que Sorriso é uma cidade que abraça a polícia.

Já a Major PM Monalisa Furlan, integrante do GGI Estadual, destacou a importância do gabinete local. “Viemos parabenizar o município em relação a todas as atividades que estão sendo organizadas, ressaltando o trabalho em conjunto que o município vem organizando. Viemos também trazer a notícia de que vamos fortalecer as operações da Lei Seca”, disse. Para o prefeito Ari Lafin, a velocidade e unificação das forças de segurança possibilitam uma resposta rápida, e, “a favor da melhoria da segurança pública da nossa população”, finaliza.