O prefeito Ari Lafin recebeu ontem (17), no gabinete do Paço Municipal a visita do secretário adjunto da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Cassiano  Faleiros. Conforme Faleiros, o objetivo do encontro foi demonstrar ao prefeito Ari Lafin, que é o presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), a preocupação do governo do Estado em melhorar as condições do Hospital Regional de Sorriso (HRS) e discutir parcerias para a saúde pública de Sorriso e região.

Acompanharam Faleiros na visita, o assessor especial da SES, Wagner Simplício, a diretora do Hospital Regional de Sorriso, Luciele Benin, e o secretário de Saúde e Saneamento do município, Devanil Barbosa.

O assessor especial, Wagner Simplício, aproveitou para frisar que a equipe está visitando todos os prefeitos dos municípios que são sedes de hospitais regionais para tratar sobre parcerias na área de saúde. “E Lafin é presidente do Consórcio da região. Então, viemos discutir com o prefeito a questão da responsabilidade que a Secretaria de Estado de Saúde tem em assumir a administração direta do hospital no momento que colocamos as demandas de urgências dos hospitais regionais”, disse.

Simplício acrescentou ainda que “também vamos apresentar ao prefeito o plano que nós temos de execução do Hospital Regional de Sorriso. No sentido de dar ao HRS, mais atenção e mais qualidade, potencializando para que o município de Sorriso e a população regional ganhem com isso e o hospital atenda da maneira melhor possível. Estamos aqui como parceiros, construindo junto com o prefeito o fortalecimento do Hospital Regional de Sorriso”.

Segundo Simplício, a Secretaria de Estado de Saúde busca equalizar a dívida existente para equilibrar a gestão financeira da saúde. “Nós estamos fazendo um estudo de custo de cada unidade hospitalar regional e buscando que estes hospitais trabalhem de portas fechadas, sejam  articulados entre si e que eles possam estar ampliando seus serviços que antes tinham parado. Então viemos autorizar a diretora do HRS, a fazer uma ampliação de serviços internos, melhorando o atendimento, o número de vagas, aumentando as possibilidades de cirurgias”, afirmou.

Já o secretário adjunto da SES, Cassiano Faleiros aproveitou para anunciar que através de uma parceria firmada com o município será realizado um mutirão de cirurgias eletivas para diminuir a fila de espera. “Será um mutirão de cirurgias eletivas, onde teremos de quatro a cinco áreas estratégicas como cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia e ginecologia. Uma parte dos custos será financiada pelo Ministério da Saúde e pelo Estado. E pretendemos utilizar os polos onde temos os hospitais regionais para realização dessas cirurgias eletivas. Um desses polos será aqui em Sorriso, no HRS,” detalhou. Segundo Faleiros, o Estado tem uma demanda na fila de espera por cirurgia de cerca de  nove mil pessoas e a intenção do mutirão é por fim a fila.

Para o prefeito Ari Lafin a visita dos dois representantes da SES, é uma demonstração de que o Governo do Estado está preocupado com a saúde, e principalmente com o Hospital Regional de Sorriso.

“Nós sabemos da dificuldade financeira que o Governo vem atravessando. É uma luta constante, porém as informações que acabamos de receber são de  que o governador está  buscando priorizar a saúde. E deverá até  enxugar o orçamento de outras secretarias do Estado para priorizar a saúde”, ressaltou o prefeito. Lafin pontou ainda que “fico muito feliz em saber que haverão contratações de técnicos de enfermagem e enfermeiros, para aumentar o atendimento na parte cirúrgica, a questão interna administrativa deve passar por uma reformulação, já que o Governo está assumindo a administração  de alguns hospitais no Estado e um deles é o de Sorriso”, disse.