“Esse trabalho continua. Nós queremos levantar todos os nomes para incluir no cadastro para que possamos organizar a fila e a aplicação das vacinas”, salienta. “Conforme vamos recebendo novos lotes de imunizantes, já estamos vacinando”, adianta Marchioro. O trabalho, tanto de busca ativa quanto de imunização domiciliar, é realizado também nos distritos. No dia 16 de fevereiro as equipes imunizaram 10 idosos do Assentamento Jonas Pinheiro, 10 do distrito de Primavera e 20 idosos do Distrito de Boa Esperança no conforto de casa. Para o gestor da pasta de Saúde e Saneamento, realizar o trabalho de imunização domiciliar é gratificante para todos os profissionais envolvidos. “Todos realizam com muito carinho essa função”, diz.

Pré-cadastro

O secretário lembra que o pré-cadastro continua ativo e pede que profissionais da saúde e idosos acima de 60 anos que ainda não tenham acessado o link e preenchido os dados, o façam. Desde que entrou no ar, em 09 de fevereiro, o sistema já registrou 5.973 solicitações. Destas, 911 são de profissionais da saúde e 5.062 de idosos.

Marchioro pontua que todas as solicitações são analisadas pela equipe técnica, pois inserir o nome no cadastro online não equivale a agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Como estamos explicando desde o início, esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, diz.

A priorização de que fala o secretário é por idade, dessa forma, estão sendo vacinados antes os idosos na faixa etária de 90 anos, depois 80, 70 até os 60 anos. Essa ordem sequencial também é seguida para imunizar os profissionais da saúde.

O pré-cadastro deve ser feito pelo site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/. Para quem não tem acesso à internet, é possível procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. “Nossas ACSs também continuam a busca ativa pelos idosos que não tem internet. A ideia é fazer um pente fino e incluir todas as pessoas acima dos 60 anos no cadastro”, salienta. Outra opção ainda é ligar no 150  ou procurar a a Câmara de Vereadores na Avenida Porto Alegre ou então a Sala do Cidadão no São Domingos. Assim que novas doses sejam enviadas pelo Ministério da Saúde, o pré-cadastro será aberto para outros grupos, sempre seguindo a ordem de prioridades estipulada pelo Governo Federal.