Em menos de um ano, já foi possível observar uma diminuição considerável no número de faltosos. Segundo balanço, realizado pela Semsas em junho de 2023 foram registrados 860 pacientes faltosos; no mês seguinte já foi possível observar uma queda no número de faltas para 648; em agosto foram 609 faltas; nos meses de setembro, outubro e novembro foram registradas 767, 757 e 715 faltas respectivamente porém, nos meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024, foram registrados os menores índices de faltas, desde que o projeto entrou em atividade, sendo 577 no último mês de 2023 e 542 neste primeiro mês de 2024.
“Reduzir o número de faltosos em consultas especializadas tem sido um grande desafio já há algum tempo, no entanto graças a empenho da nossa equipe, na divulgação dos números, conseguimos sensibilizar e conscientizar a população e assim reduzir em cerca de 40% o número de faltosos”, destacou o coordenador de Atenção Básica da Semsas Leandro Freiria.
O secretário de Saúde, Luís Fábio Marchioro, também falou sobre a queda no número de faltosos. “Esse é um resultado de muito esforço para conseguir conscientizar a população de não faltar nas suas consultas, exames, cirurgias. Nós tínhamos um número de faltantes de cerca de 20% em algumas especialidades. E esse trabalho de conscientização através da publicidade, do apoio da população foi muito importante. Mas nós ainda temos um número alto e queremos reduzir ainda mais os faltantes”.
É importante ressaltar que quando uma pessoa falta, acaba tirando a vaga de outra, que também precisa, por isso é importante que o paciente comunique quando não puder comparecer a uma consulta.
“Sempre lembrando que você que tiver algum problema e não puder comparecer, comunica antes. Liga a central de regulação, vai no seu posto de saúde e avisa que você não vai poder ir. Mas ficamos tristes quando a pessoa simplesmente não vai porque não quer ir e não avisa. O profissional fica lá esperando e algum paciente que está na fila fica sem atendimento. Ou seja, o paciente não foi e tirou a vaga de outro que gostaria de ir e precisaria ir. Então é importante que nós não faltemos, precisamos reforçar essa consciência”, completou o secretário.
A Centra de Regulação pode ser acionada pelo WhatsApp número (66) 9 9978-8441, de segunda a sexta-feira, das 7hs às 11h e das 13h às 17h.