A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, através da Atenção Básica na Saúde Bucal, realizará, neste mês de maio, uma Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. A ação será divida em duas datas. No dia 19, os profissionais (médicos, dentistas e enfermeiros) farão um curso de capacitação, com foco em atualização sobre diagnóstico de câncer de boca.

No dia 23, será feito um mutirão para atender a população através dos diagnósticos preventivos. Os atendimentos serão nas seguintes Unidades de Saúde da Família: São Domingos, Jardim Bela Vista, Jardim Amazônia, São Mateus,  Benjamim Raiser, Central,  Fraternidade,  Nova Aliança, Jardim Itália,  São José, Rota do Sol, Novos Campos, Jardim Europa e nas USF dos distritos de Primavera e Boa Esperança, que nesta data atenderão em horário diferenciado, das  até às 21 horas.

Devem procurar o diagnóstico, aquelas pessoas que apresentem ferida na boca que não cicatriza há mais de 15 dias, dor na boca que não desaparece, caroço ou inchaço na bochecha, mancha branca ou vermelha nas gengivas com áreas dormentes, dentes amolecidos, dificuldade de engolir, falar ou mastigar, pacientes que usam prótese dentária há mais de 15 anos, pessoas que bebem fumam e ficam expostos ao sol sem proteção.

“A conscientização da sociedade sobre os fatores de risco, o diagnóstico precoce e a eliminação de lesões pré-cancerígenas podem ser consideradas medidas de prevenção, por isso a importância de fazermos este diagnóstico o quanto antes e eliminar qualquer possibilidade de câncer, bem como direcionar para o tratamento os casossuspeitas de câncer bucal ,” explicou a coordenadora da Saúde Bucal, Tatiane Tremea.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de boca ocupa o 7º lugar em incidência na população brasileira. O câncer de boca atinge principalmente os homens acima dos 40 anos. Fatores de risco que podem causar este tipo de câncer são o tabagismo e o consumo regular de álcool. A exposição excessiva dos lábios ao sol também aumenta a possibilidade de se desenvolver a doença, segundo o instituto.

“O processo de saúde se faz através do conhecimento e da aplicação de atitudes preventivas.  Com este intuito, nossa gestão busca fortalecer a disseminação desses princípios, que são protetivos e facilitadores das boas práticas, junto a nossa comunidade, portanto, deixamos nosso convite para que a população prestigie a vida saudável através das práticas preventivas e  participem desses eventos que orientam a prevenção a saúde”, reforçou o secretário de Saúde e Saneamento, Devanil Barbosa.