A Secretaria de Saúde e Saneamento alerta a população sobre os cuidados que se devem tomar para a proteção da saúde neste período de baixa da umidade do ar. As previsões do tempo para essa semana apontam que a umidade relativa do ar que deverá estar abaixo de 20%, o que pode trazer riscos a saúde, por isso é considerado  estado de Alerta, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esta situação deve se estender até o dia 04 de setembro, onde a umidade deverá voltar a subir.

 

Neste período os moradores devem redobrar os cuidados, “ evitar exercícios físicos e exposição ao ar livre entre 11 e 15h, permanecer em locais protegidos do sol ou em áreas arborizadas, evitar aglomerações em ambientes fechados e, se tiver que sair, usar chapéus ou boné, guarda-sol e protetor solar sempre que sair ao sol. Os moradores devem umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, os jardins devem ser mantidos sempre úmidos e beber bastante água,” recomenda o secretário de saúde, Devanil Barbosa.

 

Ainda segundo ele, além da água podem ser ingeridas, também, água de coco, sucos de frutas naturais e alimentos com alto teor de líquidos e baixa densidade calórica como a melancia, melão, laranja, entre outros.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a porcentagem mínima saudável para o corpo humano é acima de 60% de umidade relativa do ar. O estado de Alerta se dá quando a umidade está entre 12 e 20%,  já de 20 a 30% é reconhecida como estado de  Atenção.