Na tarde desta terça-feira (18), representantes do Clube Amigos da Terra –(CAT) fizeram a entrega oficial das cartilhas “Amigos da Terra – Boas práticas que preservam a vida” para a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso. Em sua 6ª edição, o material traz como inovação os textos traduzidos para o inglês.

“A cartilha deverá ser trabalhada nas escolas públicas municipais de Sorriso como material pedagógico de apoio, pois irá nos auxiliar a falar sobre o meio ambiente de forma interdisciplinar, envolvendo, por exemplo, ciências e inglês, uma língua tão necessária no mundo de hoje”, explica a assessora adjunta da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Elizania Maciel.

Estiveram presentes na entrega, que ocorreu no Centro Municipal de Formação (Cemfor), professores de língua inglesa que lecionam nas escolas públicas municipais. “Essa questão ambiental vale vários trabalhos interdisciplinares, com atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula. Muito bom esse material ter vindo em inglês, pois veio ao encontro do conteúdo da nossa apostila. Para enriquecer ainda mais o material repassado aos nossos alunos”, pontua a coordenadora de inglês do Cemfor, Emilia Monteiro.

A gestora do CAT, Lenira Arsego falou sobre a importância da entrega das cartilhas e a parceria com a Administração Municipal. “Essa parceria com a Prefeitura é de extrema importância, pois é através da educação a gente transforma as pessoas e o mundo. Desde a 1ª primeira edição da cartilha muitos projetos foram desenvolvidos nas escolas municipais, como por exemplo, a primeira mostra ambiental, o concurso de desenho, redação, painéis, sobre gestão do lixo, uso racional da água, compostagem, entre outros trabalhos”.

Ao todo, foram entregues 1000 cartilhas em inglês. “Para nós do CAT é uma satisfação fazer a entrega das cartilhas para a rede pública. Fizemos em inglês porque nosso município é o maior exportador de grãos do mundo e hoje trabalhamos diretamente com outros países. Hoje vivemos num mundo globalizado, e o CAT também tem projetos em nível internacional. Esse mesmo material foi distribuído na Conferência anual da RTRS - ART 14, que ocorreu em Utrecht, na Holanda. Quisemos mostrar para o mundo como nosso município produz de forma sustentável”, enfatizou Lenira.