A secretária de Educação, Lúcia Drechsler, reuniu-se nesta quarta-feira (12), com o juiz de Direito, Anderson Candiotto, coordenador da Rede Unificada de Proteção à Mulher, Idoso, Criança e Adolescente, para tratar de assuntos pertinentes à referida Rede.
A reunião teve como objetivo criar estratégias e ações para proteger o ambiente escolar e cuidar do bem mais precioso: "Nossas Crianças". Na oportunidade, Lúcia Drechsler falou sobre a Associação de Mães, criada na última semana, e enfatizou a importância dessa iniciativa. Juntamente com o magistrado, convidou representantes da associação para uma importante reunião.
Por se tratar de assuntos pertinentes à Rede de Proteção, a reunião, que já tem data marcada para a próxima semana, visa sanar dúvidas e demandas levantadas. "Queremos ouvir as sugestões das mães", complementa Lúcia.
A secretária, reforça que, além da Semed, todas as unidades escolares estão orientadas a denunciar qualquer situação que coloque alunos e/ou profissionais em risco, ou constrangimento. Ela enalteceu o trabalho da Rede Unificada de Proteção de Sorriso, ressaltando sua fundamental importância para o Município.
O juiz Anderson Candiotto enfatizou na reunião a importância da efetiva participação popular nas discussões voltadas à constante evolução dos serviços públicos essenciais, renovando o compromisso da Rede Unificada de Proteção de atuar coletiva e proativamente na defesa dos direitos das crianças, adolescentes, mulheres e idosos. Ele reconheceu a extrema valia da participação da Associação de Mães na reunião que será realizada nos próximos dias. "Certamente, a Associação de Mães tem muito a contribuir com a evolução dos serviços e protocolos já desenvolvidos no Município, assim o fazendo pela causa certa e com a articulação correta, tendo na Rede Unificada o melhor e mais adequado terreno sadio para tal atuação da associação, quer seja, livre de politizações, promovendo análise e deliberação técnica institucionalizada da demanda social, através dos órgãos públicos e entidades sociais que desde 2017 atuam conjunta e coordenadamente", disse o magistrado.
O ambiente escolar desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado. Além do espaço físico, é necessário garantir os direitos de aprendizagem dos alunos. Diante disso, a Semed tem disponibilizado equipamentos de segurança e tecnologias, programas socioemocionais e educacionais que visam ao ensino de qualidade.
Criada no Município em 2017, a Rede Unificada de Proteção vem se fortalecendo a cada ano. Ao todo, são mais de 40 entidades envolvidas no projeto que visa garantir os direitos da Mulher, do Idoso, da Criança e do Adolescente.