O sistema tem o objetivo de centralizar os dados de pessoal, através dos lançamentos de informações em cada tipo de quadro: servidores (efetivos e contratados), estagiários, cooperados e substitutos temporários.

O projeto piloto foi apresentado nesta manhã (16) ao secretário municipal de Administração, Estevan Calvo, com a presença da secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler e servidores da pasta.

Atualmente, cada gestor escolar preenche os dados com as informações de pessoal de sua unidade de ensino em uma planilha que é impressa, assinada e entregue pessoalmente na Semec. A partir de então, o RH da pasta compila todos os dados e entrega ao RH da Prefeitura para que sejam lançadas na folha de pagamento. Com o novo sistema, todas as informações estarão em um único local, a partir de um cronograma de lançamento predefinido. As planilhas serão assinadas de forma digital e os documentos em meio eletrônico serão enviados à Prefeitura.

Segundo o diretor do Departamento de TI, Mec-Uzaid, com a alimentação correta do sistema, haverá um histórico para consulta da vida funcional dos servidores vinculados à Semec, bem como os que por ela passarem. “Será possível verificar, por exemplo, em qual unidade o servidor trabalhou, o horário, se trabalhou com aulas excedentes ou aulas de substituição, dentre outras informações” explica.

De acordo com a gestora da pasta, Lúcia Drechsler, o sistema irá integrar as 38 unidades escolares à Secretaria, possibilitando um melhor gerenciamento das informações. “Precisamos modernizar o envio dessas informações e tornar o processo mais célere e confiável”, frisa.

Conforme Estevan, a iniciativa é bastante interessante e, sendo eficaz, poderá ser estendida as demais pastas, pois a intenção da Prefeitura é dar fim ao uso de papel em seus processos administrativos, promovendo uma digitalização completa dos serviços prestados por todos os órgãos e secretarias. “A intenção é que os órgãos do município façam a gestão e a movimentação de todos os seus processos eletronicamente, conferindo agilidade e transparência ao andamento dos trâmites municipais, além de gerar economicidade aos cofres públicos”.