Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Se não serve para a minha família, não serve para a do outro, não é mesmo? Essa deveria ser a máxima quando a entrada em um evento é a doação de um quilo de alimento não perecível. Porém, não foi o que aconteceu quando da encenação da Paixão de Cristo na sexta-feira, dia 29 de março. Infelizmente, dentre os 2.894 itens arrecadados, havia 146 fora da data de validade. Dos 305 pacotes de feijão recebidos, 75 estavam vencidos; dos 11 pacotes de farinha de mandioca, quatro estavam fora do prazo de validade. E desse modo muitos outros produtos.
“Encontrar alimentos vencidos em uma ação de doação nos deixa profundamente tristes; nossa equipe lamenta e acredito que quem se preocupou e foi ao mercado comprar algo com amor para doar também se entristece”, frisa a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.
“Nunca é obrigatória a doação, sempre colocamos como uma ação de cidadania, então, encontrar no meio alimentos já estragados nos decepciona, haviam itens vencidos há mais de seis meses”, relata.
Jucélia orienta ainda que produto vencido deve ser descartado adequadamente. “É sempre necessário ficar de olho na data de validade: se venceu descarte de forma adequada, alimentos vencidos, estragados vão para o lixo domiciliar que tem coleta três vezes na semana em todos os bairros”, diz.
E quando for uma ação social, a dica é sempre dar aquela conferida na data de validade do item que será doado. Jucelia ainda aproveita para agradecer “quem conferiu, se preocupou e doou com muito amor; tivemos pessoas que correram ao mercado comprar itens, que levaram mais de um, agradecemos de coração; a contribuição de cada um é fundamental no processo de levar cidadania e carinho na vida do outro”, acrescenta.
Já os itens dentro do prazo de validade estão sendo separados e serão entregues às famílias que já estão na lista da equipe da Assistência Social. “Esse trabalho todo sempre é feito com muita alegria e carinho, afinal é alimento que vai para a mesa de alguém”, completa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).