Conforme a secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, as cestas serão distribuídas toda terça-feira. “Em uma terça-feira serão entregues para as famílias do CRAS São José e da área descoberta na própria Secretaria e na outra a entrega será no CRAS São Domingos e Praça CEU”, diz. “Organizamos dessa forma para que os agricultores possam manter uma linha de produção bem planejada”, explica. Já os idosos cadastrados no programa recebem os kits em suas casas, levando em conta que são grupo de risco da Covid 19. A entrega dos kits será realizada quinzenalmente.
Jucélia destaca que o contrato para a implantação do PAA no município foi assinado em maio entre as secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). O programa garante a aquisição de alimentos da agricultura familiar para destinação às famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e também na própria Semas.
Conforme a secretária, o programa permitirá que essas 180 famílias já cadastradas pela Assistência Social tenham em suas mesas frutas, verduras e legumes frescos produzidos pela rede da agricultura familiar sorrisense. “Muitas famílias acabam tendo que optar entre comprar itens essenciais como feijão e arroz em detrimento de um quilo de banana por exemplo, justamente por não ter condições financeiras para a compra de frutas e legumes”, diz. “Nossa intenção com o PAA é promover uma mesa farta e saudável para todos os sorrisenses”, acrescenta.