O prefeito Ari Lafin e o chefe de gabinete, Celso Marcon,
repassaram nesta manhã a direção do Projeto Qualidade em Gestão, um canal de
comunicação entre a Prefeitura e o servidor público, para o secretário de
Administração, Estevam Calvo. Com a implantação do projeto, desde maio de 2018,
urnas de madeira foram distribuídas em todas as secretarias municipais para que
os servidores públicos pudessem postar suas sugestões, avaliações, críticas,
opiniões, enfim, considerações sobre o ambiente de trabalho, capacitações e a
própria gestão.
Conforme o prefeito, desde o início da implantação das urnas
muitas sugestões surgiram. “A própria necessidade da gestão das urnas passar
para o Departamento de Recursos Humanos foi um dos apontamentos que recebemos”,
pontua Lafin. “Acredito que como não há a necessidade de identificação, os
servidores se sentiram mais a vontade para demonstrar suas opiniões e tivemos
uma receptividade muito positiva com esse projeto”, acrescenta o prefeito.
Segundo o chefe de gabinete, Celso Marcon, “as urnas serviram
para que os servidores públicos explanassem suas opiniões e sugestões de
melhorias no ambiente de trabalho, e ainda para que a Prefeitura verificasse o
nível de satisfação dos seus colaboradores”, disse.
Ao assumir a gerencia do projeto o secretário de
Administração, Estevam Calvo, destacou que foi possível observar melhoria tanto
na qualidade de gestão, quanto no ambiente de trabalho e no serviço público
prestado pelos munícipes.
Presente na reunião, a consultora do Programa Mato-grossense
de Qualidade, o Quali-MT, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem
Industrial (Senai), Preciosa Do Vale, ressaltou que essa é uma importante ferramenta
para levantamento e visualização das expectativas de todas as partes
interessadas.
Conforme Preciosa há três níveis para a excelência em
qualidade. O Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e
Rumo a Excelência. “A Prefeitura está no nível intermediário. No Compromisso
com a Excelência”, acrescenta.
Preciosa destaca ainda que para completar o Quali é
necessário ouvir o servidor, o cidadão, o fornecedor, a alta gestão e a
sociedade, onde estão inseridos os órgãos reguladores. A consultora está em
Sorriso desde a última segunda-feira (10) e deve permanecer até amanhã (14),
acompanhando os processos de gestão da Secretaria de Administração e do Recursos
Humanos. “Sugestões como essa da urna vem ao encontro da proposta do Quali”,
salienta.
Além da pesquisa interna, o Projeto Qualidade em Gestão
também está ouvindo a população e captando opiniões dos usuários dos serviços
públicos de Sorriso. “Mensalmente estamos realizando cerca de 50 ligações por
Unidade Básica de Saúde (UBS) com o objetivo de colher informações dos usuários
dos serviços públicos. A intenção é avaliar o nível de satisfação dos usuários”,
explica Marcon. Hoje o município conta com 28 UBS’s.
Todos os resultados com as pesquisas, tanto a interna quanto
a externa, serão compartilhados com o Ministério Público e o Sindicato dos
Servidores Públicos de Sorriso.