O prefeito Ari Lafin e o chefe de gabinete, Celso Marcon, repassaram nesta manhã a direção do Projeto Qualidade em Gestão, um canal de comunicação entre a Prefeitura e o servidor público, para o secretário de Administração, Estevam Calvo. Com a implantação do projeto, desde maio de 2018, urnas de madeira foram distribuídas em todas as secretarias municipais para que os servidores públicos pudessem postar suas sugestões, avaliações, críticas, opiniões, enfim, considerações sobre o ambiente de trabalho, capacitações e a própria gestão.

Conforme o prefeito, desde o início da implantação das urnas muitas sugestões surgiram. “A própria necessidade da gestão das urnas passar para o Departamento de Recursos Humanos foi um dos apontamentos que recebemos”, pontua Lafin. “Acredito que como não há a necessidade de identificação, os servidores se sentiram mais a vontade para demonstrar suas opiniões e tivemos uma receptividade muito positiva com esse projeto”, acrescenta o prefeito.

Segundo o chefe de gabinete, Celso Marcon, “as urnas serviram para que os servidores públicos explanassem suas opiniões e sugestões de melhorias no ambiente de trabalho, e ainda para que a Prefeitura verificasse o nível de satisfação dos seus colaboradores”, disse.

Ao assumir a gerencia do projeto o secretário de Administração, Estevam Calvo, destacou que foi possível observar melhoria tanto na qualidade de gestão, quanto no ambiente de trabalho e no serviço público prestado pelos munícipes.

Presente na reunião, a consultora do Programa Mato-grossense de Qualidade, o Quali-MT, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Preciosa Do Vale, ressaltou que essa é uma importante ferramenta para levantamento e visualização das expectativas de todas as partes interessadas.

Conforme Preciosa há três níveis para a excelência em qualidade. O Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo a Excelência. “A Prefeitura está no nível intermediário. No Compromisso com a Excelência”, acrescenta.

Preciosa destaca ainda que para completar o Quali é necessário ouvir o servidor, o cidadão, o fornecedor, a alta gestão e a sociedade, onde estão inseridos os órgãos reguladores. A consultora está em Sorriso desde a última segunda-feira (10) e deve permanecer até amanhã (14), acompanhando os processos de gestão da Secretaria de Administração e do Recursos Humanos. “Sugestões como essa da urna vem ao encontro da proposta do Quali”, salienta.

Além da pesquisa interna, o Projeto Qualidade em Gestão também está ouvindo a população e captando opiniões dos usuários dos serviços públicos de Sorriso. “Mensalmente estamos realizando cerca de 50 ligações por Unidade Básica de Saúde (UBS) com o objetivo de colher informações dos usuários dos serviços públicos. A intenção é avaliar o nível de satisfação dos usuários”, explica Marcon. Hoje o município conta com 28 UBS’s.

Todos os resultados com as pesquisas, tanto a interna quanto a externa, serão compartilhados com o Ministério Público e o Sindicato dos Servidores Públicos de Sorriso.