Em uma reunião nesta manhã (30), o prefeito Ari Lafin recebeu do representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Sorriso, Marcelo Alexandre Ferreira, a informação de que o Sebrae deverá investir cerca de R$ 500 mil em capacitações no município. Os cursos serão ofertados para empreendedores da área urbana e rural, de forma gratuita, por meio de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal.

A primeira capacitação dessa série é o seminário “Desafios do Crescimento”, agendado para o dia 12 de abril, com início às 19h, no Auditório Magessi, no Centro de Eventos Ari José Riedi, com palestras de Denise Barbosa e Antonio Correia.

Além do seminário, Ferreira apresentou a proposta do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE), que trabalha os desafios do empreendedorismo com alunos e professores do ensino fundamental em dois momentos do 1º ao 5º anos e do 6º ao 9º anos.

“Nesse conceito, as crianças já passam a trabalhar com empreendedorismo, economia e fluxo de caixa nos anos iniciais. A partir disso, elas apresentam questionamentos em casa e ajudam inclusive a conscientizar os pais, muitos deles, empresários, sobre como lidar com finanças. Além de já crescer com consciência empreendedora”, explicou Ferreira.

Outras propostas do Sebrae, já discutidas com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Cláudio Drusina, é a realização de palestras para quem deseja constituir micro empresa individual (MEI). As palestras seriam realizadas a cada 15 dias, antes do interessado abrir a empresa.

“Também conversamos sobre a realização de oficinas de empreendedorismo, planejamento, finanças, vendas, compras, marketing e internet, todos itens fundamentais no dia a dia de qualquer empresa”, pontua Drusina.

Outro serviço apresentado pelo Sebrae ao município é o aparato de Diagnóstico Financeiro com plano de ação acompanhado, além do serviço de Consultoria Integrada de Gestão (CIG). Essas, capacitações, para empresas de pequeno porte ou microempresas, que necessitam de serviços de consultoria especializada.

Segundo o prefeito Ari Lafin, uma das propostas do Sebrae para o município é realizar o Fomenta na cidade. “Essa iniciativa muito nos honra, pois o Fomenta é uma discussão que busca criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras das três esferas de governo – município, estado e federal, além de capacitar os empresários que passam pelo evento”, ressaltou Lafin. “Estamos apenas discutindo a data para fechar o evento que visa movimentar a região e o Estado todo”, salientou.

Conforme o prefeito, foi solicitado ao representante do Sebrae que encaminhe uma lista de todos os programas ofertados pelo Serviço para que o município, juntamente com a Câmara de Vereadores, consulte representantes da Associação Comercial de Sorriso (ACES) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para saber dos comerciantes locais quais oficinas se fazem necessárias no momento.

“Achamos fundamental também algo para a área rural, para micro empreendedores rurais e sabemos que o Sebrae pode nos auxiliar nesse processo. Então teremos oficinas nessa área também”, adiantou Lafin.

Além de Lafin, Ferreira e do secretário Drusina, participaram da reunião os vereadores Acácio Ambrosini, Bruno Delgado, Cláudio Oliveira e demais representantes da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo.