Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão SUS ou CPF, além da caderneta de vacinação. Caso o cidadão não tenha o documento, uma nova caderneta pode ser emitida
Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
Com o retorno das aulas previsto esta terça-feira, 22 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde deu início a uma mobilização estratégica para reforçar a campanha de vacinação contra a gripe e garantir a atualização das cadernetas vacinais de crianças e adolescentes. A ação também estende o convite à toda a população, já que a imunização está liberada para pessoas a partir dos seis meses de idade.
Além das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, a Secretaria está ampliando o acesso com ações em horários alternativos e em locais de grande circulação nos bairros.
No dia 24 de julho (quinta), das 17h às 20h, uma equipe estará vacinando na quadra de futebol do bairro Santa Maria, localizada na rua Santa Ágatha. Já no dia 26 (sábado), a imunização será ofertada na Praça da Integração, das 14h às 18h.
O objetivo é garantir que estudantes retornem às salas de aula protegidos e que toda a comunidade aproveite o período para se imunizar contra doenças preveníveis. Todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunização estarão disponíveis para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com foco na ampliação da cobertura vacinal e na proteção coletiva.
Para o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, a ação representa mais do que uma medida preventiva. “A vacinação é uma das formas mais seguras e eficazes de proteger a saúde. Queremos que nossos estudantes voltem às aulas com a caderneta em dia para prevenir o retorno de doenças já controladas e para garantir um ambiente escolar mais seguro”, destacou.
A coordenadora da Central de Imunização, Kátia Dal Prá, reforça a importância de levar os serviços até a comunidade. “Estamos com nossas salas de vacina preparadas, mas entendemos que muitas pessoas não conseguem ir até as unidades no horário comercial. Por isso, vamos até os bairros, facilitando o acesso e garantindo a proteção de toda a família”, afirmou.
Para se vacinar, é necessário apresentar o Cartão SUS ou CPF, além da caderneta de vacinação. Caso o cidadão não tenha o documento, uma nova caderneta pode ser emitida
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).