Após os mutirões dos eletrocardiogramas que foram realizados em dois finais de semana no Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), a fila dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardavam para fazer o exame em Sorriso foi zerada. A demanda chegou a ter cerca de 500 pessoas na espera pelo procedimento. Quem teve o pedido feito pelo médico e não recebeu a ligação de agendamento deve procurar a unidade de saúde do bairro.

“Existem algumas pessoas que ligamos duas ou três e não conseguimos falar com o paciente,  por conta da troca de número de celular ou por estar fora de área,  por isso não foi marcado. Essas pessoas, se ainda precisar do exame, devem procurar a Unidade de Saúde da Família e reenviar a solicitação para realizarmos o agendamento", explicou a coordenadora municipal da  Regulação, Joelma Goulart

Eletrocardiograma ou ECG como é conhecido, é um exame que avalia a atividade elétrica do coração a partir de eletrodos fixados na pele. Esse exame feito detectar o ritmo do coração e o número de batimentos por minuto, por isso é usado para identificar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, infarto do miocárdio, distúrbios na condução elétrica do órgão, problemas nas válvulas do coração, pericardite, hipertrofia das câmaras cardíacas e doenças que isolam o coração.

O  aposentado José Humberto Pereira dos Santos, foi um dos  usuários atendidos pelo mutirão , “ passei pelo médico e já marcou o exame, logo me chamaram e e fiz um, depois de uns dias fiz o outro pra confirmar se estava tudo bem, graças a Deus deu tudo certo. Foi rápido, o pessoal está de parabéns, muito bom mesmo", afirmou ele.

Para o secretário de saúde a aquisição dos equipamentos foi uma das prioridades, "sabemos da importância do coração para a vida, por isso quando assumimos a gestão da secretaria de saúde,  focamos  em várias áreas prioritárias e entre elas esta os exames do coração, o eletrocardiograma. Com o determinação do prefeito Ari Lafin, adquirimos quatro aparelhos e conseguimos zerar essa fila e agilizar os retornos dos pacientes aos médicos para andamento nos procedimentos", ressaltou o secretario de saúde e saneamento, Devanil Barbosa.