A rainha e suas milhares de soldados escolheram um sobrado na área central da cidade para fixar residência, com isso, entraram em ação as roupas especiais, equipamentos, os homens do Corpo de Bombeiros e a responsável pelo projeto Vitamel no município, Clarice Saueressig. As pequenas habitantes foram capturadas, removidas e instaladas em local adequado com área verde e muito pólen para a produção de mel.

Clarice detalhe que o objetivo é mostrar para a população que não há necessidade de eliminar as abelhas. “Ao se deparar com os enxames, muitas pessoas optam por matar as abelhas. Não é preciso fazer isso. Nos chamem; nós removemos de forma segura e instalamos a colmeia em outro lugar”, destaca. Conforme Clarice, até o fim deste ano 1,1 mil novas caixas com colmeias serão entregues aos apicultores sorrisenses, garantindo a produção de mel de qualidade.

O responsável pela 10 ͣ Companhia Independente de Bombeiros Militar, Capitão BM Eraldo Moura, pontua que foi preciso montar uma operação com andaimes e equipe especial para a retirada devido ao tamanho da colmeia. Mouta destacou a técnica correta para a retirada com o uso de fumaça controlada para a retirada da rainha e reinstalação em outra propriedade. O capitão salientou a importância do projeto “o Vitamel deu muito certo e essa parceria precisa ser mantida e levada como exemplo para outros municípios”, frisou.

Segundo Clarice, ainda essa semana uma nova captura, remoção e instalação de abelhas em local adequado será realizada.

O Vitamel

O Programa Vitamel incentiva os produtores a criar abelhas, produzir mel, própolis e demais subprodutos. O objetivo principal do programa é fortalecer a apicultura como atividade econômica sustentável, preservando o meio ambiente e priorizando a agricultura familiar formando parcerias com o agronegócio. Atualmente o Programa Vitamel conta 131 produtores cadastrados. Interessados em integrar o Vitamel podem procurar diretamente a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) no horário das 7 às 12 horas para mais detalhes.