As salas anexas ao Park Shopping Sorriso foram escolhidas para abrigar, provisoriamente, a primeira unidade escolar do Estado com gestão militar no município.  Segundo o assessor pedagógico da Seduc, Zeferino Passos Guarrezi Júnior, a expectativa é que as aulas tenham início no dia 10 de abril. Para tanto, é preciso que sejam convocados professores e, se houver demanda superior à capacidade da Escola, seja feito um processo seletivo para a efetivação das matrículas pelos alunos.

A comissão para Comissão Pró-Escola Militar (o coordenador da UAB, Welton Beraldo Silva; o assessor Júnior; e a secretária de Educação e Cultura do município, Lúcia Drechsler) reuniu-se na manhã de hoje (23) com demais integrantes da Administração Municipal, e os vereadores Acácio Ambrosini, Marlon Zanella, Bruno Delgado, Marisa Netto e Silvana Faccio, para definir questões ligadas ao início das atividades da escola.

A unidade terá capacidade para atender 180 alunos, divididos em seis turmas: 7.º, 8.º e 9.º ano do Ensino Fundamental; e 1.º, 2.º e 3.º ano do Ensino Médio. A Escola homenageia como patrono o Cabo Antônio Dilceu da Silva Amaral, que atuou por 10 anos em Sorriso e morreu em 2007, vítima de acidente automobilístico.

Lúcia aponta que a confirmação da vinda de uma unidade nesta modalidade representa mais uma opção para os estudantes. “A escola com gestão militar é reconhecida por seu enfoque ligado à disciplina, por isso, para todos os jovens, mas principalmente para aqueles que têm interesse em seguir carreira militar, é uma excelente oportunidade”, destaca a gestora, informando que a Administração Municipal arcará com o pagamento do aluguel do local nos primeiros seis meses. A partir daí, a despesa será custeada pelo Governo do Estado.

No início de fevereiro, o coronel da PM Marcos Roberto Gonçalves visitou unidades escolares e esta edificação que foi escolhida, para verificar qual seria mais adequada para abrigar a escola.