Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
Neste sábado, 19 de agosto, tem feira na Praça Antenor Balbinot. E é uma feira diferente e cheia de latidos! É dia de “Feirinha de Adoção”! Das 14 às 17 horas, uma equipe da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (Samatec), estará em frente no espaço da Praça Antenor Balbinot com muitos cãezinhos que estão à procura de um novo lar.
A intenção é trazer os animais que hoje estão no Abrigo Municipal de Cães e Gatos para mais perto da população e assim possibilitar que mais pessoas possam adotá-los, já que o Abrigo Municipal é distante do centro, explica o adjunto da Samatec, Juliano Mezzalira.
Juliano destaca que essa adoção precisa ser pensada, afinal, a partir disso é necessário assumir a responsabilidade sobre uma outra vida. “Quem assume a guarda em relação a um animal se torna efetivamente responsável por ele, por isso, salientamos que está é uma feira de adoção responsável de cães”, diz.
A veterinária Keyla D’Agostin, que atua no Abrigo, explica que todos os animais encaminhados para adoção são castrados, vacinados, vermifugados e estão em perfeito estado de saúde. Contudo, para adotar é necessário observar alguns como:
✔ Amar os animais;
✔ Ser carinhoso e responsável;
✔ Ter mais de 18 anos;
✔ Apresentar documento de identidade no momento da adoção.
“Quem adota preenche um cadastro se comprometendo em não devolver esses animais para a rua. É uma guarda comprometida, consciente e feita com amor”, destaca Keyla. Hoje, mais de 200 cães estão no Abrigo Municipal. “Quem adota um animal de estimação adota uma fonte infinita de amor”, completa a veterinária.
Ficou com dúvidas? É só ligar no 3545-8353 das 7 às 13 horas.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).