Diálogo, organização, divisão de responsabilidades, planejamento e união. Estas palavras nortearam o encontro hoje (22), entre os representantes dos produtores de leite do município, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, o vereador Dirceu Zanatta, o técnico da Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), José dos Reis e o prefeito Ari Lafin.

O encontro debateu formas de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar no município, com destaque para os pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro. Entre as metas, está a abertura da usina de beneficiamento de leite no próprio Assentamento e o repasse da mesma à Coopercel – cooperativa montada pelos representantes da bacia leiteira.

Durante a reunião, o produtor Márcio Khun pontuou que todos os envolvidos no projeto da bacia leiteira do município estão no ramo há cerca de dez anos. “Quem está aqui e formou essa união de produtores, está consciente da necessidade de investir na industrialização do produto”, disse. Khun destacou que hoje o litro de leite é comercializado a R$ 0,90. “Esse valor não paga os custos da produção” destacou. Conforme o produtor, “com o apoio da Prefeitura para o funcionamento do laticínios, teremos que ser eficientes e aumentar a nossa atual produção leiteira”, completou.

Segundo o responsável pela SAMA, Sardi Trevisol, o levantamento para a licitação dos equipamentos necessários para finalizar a usina de beneficiamento de leite já foi finalizado. “Serão necessários aproximadamente R$ 100 mil em equipamentos. Vamos licitar isso no fim do ano”, explicou Trevisol. Após isso, será viabilizado o processo burocrático para que a usina de beneficiamento seja repassada à Coopercel e possa entrar em funcionamento.

Para o prefeito Ari Lafin, a reunião foi essencial, pois buscou alinhar ações de planejamento para que os produtores possam alcançar rentabilidade com seu trabalho. “Este momento foi importante para que possamos, junto com os produtores e com outras instituições, promover a melhor utilização dos recursos disponíveis”, pontuou. Lafin também destacou que assim que o laticínios estiver em funcionamento, a Coopercel poderá buscar parcerias com associações produtoras dos municípios vizinhos, como Vera e Nova Ubiratã.

Conforme a presidente da Coopercel, Margarida Fortunato Pereira, atualmente são produzidos diariamente cerca de dois mil litros de leite no Assentamento Jonas Pinheiro, que já têm destino certo no município: laticínios, queijaria e sorveterias. No entanto, com a entrada em operação da usina de beneficiamento, a intenção é incrementar esse número com a produção de leite pasteurizado e também de derivados, como bebida láctea e queijo.

Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Dirceu Zanatta destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar. “Na Câmara, estamos à disposição dos agricultores para apoiar todos os projetos que visam o fortalecimento e estruturação da agricultura familiar”, finalizou.