Diálogo, organização, divisão de responsabilidades e planejamento. Estas palavras foram o norte da reunião de ontem (29), na sala de reuniões do Paço Municipal, que teve por objetivo buscar formas de estimular o desenvolvimento da agricultura familiar no município, com destaque para os pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro.

A reunião foi conduzida pelo vice-prefeito do município, Gerson Bicego, que junto com o secretário de Agriculltura e Meio Ambiente, Sardi Trevisol, buscou alinhar ações de planejamento para que os produtores possam alcançar rentabilidade com seu trabalho. “Este momento foi importante para que possamos, junto com os produtores e com outras instituições, promover uma melhor utilização dos recursos disponíveis, o que traz benefícios para as famílias que moram no campo e também para toda a sociedade, que pode desfrutar de produtos frescos e de boa qualidade”, comentou Gerson.

O encontro contou com a participação de representantes do Assentamento Jonas Pinheiro, da Câmara de Vereadores de Sorriso e também de Vera, do Clube Amigos da Terra (CAT), da Empaer e do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Cidesa) Alto Teles Pires. Entre a exposição de demandas e a busca de alternativas viáveis para o setor, ficaram estabelecidas comissões para apresentar a situação atual de três vertentes que estão sendo desenvolvidas e devem receber reforço no assentamento: a fruticultura, por meio do programa Frutifica Sorriso; a olericultura e a produção leiteira.

Segundo a presidente da Associação Produtiva Mulheres da Poranga, Margarida Fortunato Pereira, atualmente são produzidos diariamente cerca de dois mil litros de leite no Assentamento Jonas Pinheiro, que já têm destino certo no município: laticínios, queijaria e sorveterias. No entanto, com a entrada em operação de um laticínio Assentamento pela Administração Municipal de Sorriso, essa produção poderá ser incrementada, além de agregar valor ao produto, que já sairá beneficiado do local. “Poderemos produzir leite pasteurizado, bebida láctea e também muçarela, que poderão ser incluídos na merenda escolar do município, sem contar que a unidade pode gerar emprego direto para os assentados”, destaca.

Para o funcionamento da unidade, ainda são necessários ajustes na parte técnica, para que todo o equipamento funcione de forma adequada. Essa questão técnica será verificada pela comissão responsável pela produção leiteira, encabeçada pela representante do CAT, Lenira Arsego.  A articulação com outros municípios também é bem-vinda e ajudará a fortalecer toda a cadeia produtiva do setor. O vereador Odimar Gehlen, de Vera, por exemplo, integra esta comissão.

A promoção de eventos que contribuam para a formação técnica dos pequenos produtores, bem como o fortalecimento de vínculos entre os assentados também integra o plano de ações. Um exemplo é a realização do torneio leiteiro no próprio Assentamento Jonas Pinheiro, assim como a promoção de um evento técnico no Projeto Casulo, encerrando as atividades com festas juninas.

O representante do Cidesa Alto Teles Pires, Renaldo Loffi, apontou o quanto eventos assim ajudam a tornar mais pujante a agricultura familiar. “ A região Noroeste do Estado deu um salto na produção leiteira depois que os torneios leiteiros se fortaleceram”, ilustrou.

Representando a Câmara de Vereadores junto com o colega Leandro Damiani, o vereador Dirceu Zanatta destacou a importância do fortalecimento da agricultura familiar na produção de hortifruti. “Temos exemplo do centro de distribuição de alimentos que será instalado em Cuiabá para a distribuição de alimentos, já pensando inclusive em mercados internacionais”, comentou, destacando a posição estratégica de Sorriso com vistas para mercados  como o Pará e outros estados da região.