Por conta da publicação da nota à imprensa, onde a Sesp confirma o fechamento da unidade do CRS em Sorriso, as autoridades se mobilizaram, mais uma vez, em defesa da manutenção do Centro de Ressocialização. Na parte da manhã, o Prefeito acompanhado pelo secretário de Administração, Estevam Calvo, os vereadores Leandro Damiani e Maurício Gomes estiveram reunidos com o secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Cel. PM César Augusto Roveri.

Na oportunidade, Ari mostrou a importância do CRS permanecer no município, o trabalho positivo que está sendo realizado para recuperação dos detentos e tudo o que representa para as famílias e aos próprios reeducandos.

Já na parte da tarde, o vice-prefeito, Gerson Bicego, os secretários de Governo, Hilton Polesello e de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura reuniram-se com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho de Segurança (Conseg), do Conselho Municipal de Segurança (Comsep), do Conselho da Comunidade, bem como membros de outras instituições para, juntos, encontrar a melhor forma de manter o CRS em Sorriso.

Abrindo a reunião, Polesello lembrou que este é um trabalho conjunto e constante junto aos diversos segmentos da sociedade. “Precisamos decidir a melhor maneira de lutar por esta causa. Os resultados falam por si, só. O trabalho de ressocialização é exemplo para Brasil”, observa.

Gerson Bicego, defensor ferrenho do CRS destacou a parceria com o Poder Judiciário, que serve de exemplo a grande parte das cidades brasileiras. Seria uma perda significativa a retirada do CRS do município”, resume o vice-prefeito.

José Carlos Moura, disse que a área de 4 ha para edificação do CRS está à disposição.  “Iremos insistir na construção e manutenção do centro, até pelas inúmeras dificuldades em transferir os detentos para Sinop”, ressalta o gestor da Semsep.

Depois de ouvir todas as colocações ficou decidido que as instituições irão produzir uma carta, com assinaturas dos poderes Executivo e Legislativo, OAB, Conselhos de Segurança entre outras instituições representativas da sociedade e protocolar, junto ao Governo do Estado, para que o Centro de Detenção Provisória (CDP) seja construído, em Sorriso.