Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Executivo, Legislativo, representantes dos Agentes Comunitários de Endemias, dos Agentes Comunitários de Saúde e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems), estiveram reunidos nesta quarta-feira (10) para discutir o pagamento de insalubridade aos ACEs e ACSs.
O prefeito Ari Lafin e os secretários Estevam Hungaro (Administração); Sílvio Stolfo (Saúde e Saneamento) e Hilton Polesello (Governo) destacaram que o Município está acompanhando as decisões e orientações judiciais que outros municípios estão recebendo diante das solicitações. “O que precisamos para a realização do pagamento da insalubridade é o amparo judicial nos dizendo o que é o correto. Como a Emenda Constitucional 120 de 5 de maio de 2022 diz que esse pagamento depende de um laudo, precisamos desse amparo para fazer tudo dentro da legalidade”, explica o gestor da pasta de Administração, Estevam Hungaro.
“Solicitamos aos representantes que entrem com ação judicial o mais rápido possível para que possamos resolver esse impasse”, salienta o prefeito, Ari Lafin. “Reforçamos que vamos fazer tudo dentro da legalidade e com a maior celeridade possível”, completa.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).