Na tarde de quinta-feira (18), o vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, o procurador jurídico do município, Daniel Henrique de Melo, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, e o secretário adjunto, Márcio Kuhn, participaram de uma reunião por videoconferência com o deputado federal Neri Geller e representantes do Incra, Ibama e Sema.

Também participaram da reunião, os vereadores de Sorriso, Wanderley Paulo e Jane Delalibera, os vereadores de Vera, Donizete Panizon e Eleandro Moreira “Tiririca”, e ainda, os representantes dos Assentamentos Jonas Pinheiro e Alto Celeste, Reginaldo Nascimento e Odimar Gehler, respectivamente.

Em pauta, a regularização fundiária dos Assentamentos Jonas Pinheiro (Poranga), pertencente a Sorriso, e Alto Celeste, pertencente ao município de Vera.

A Administração Municipal está empenhada em buscar resolver a regularização fundiária destas áreas, como destaca o vice-prefeito Gerson Bicego. “Essa é a segunda reunião nesta semana sobre o assunto, estamos empenhados, buscando junto aos órgãos competentes, agilizar este processo de regularização”, ressaltou.

“Os Assentamentos Jonas Pinheiro e o Alto Celeste, são muito importantes para o desenvolvimento da agricultura familiar na região, com a regularização das áreas, tudo ficará melhor, inclusive facilitando o acesso ao crédito, espero que em breve isso tudo se resolva, e possamos juntos comemorar o sonho dessas famílias”, concluiu Bicego.

De acordo com o procurador jurídico, Daniel de Melo, “o município de Sorriso está se colocando à disposição, fornecendo estrutura física e de pessoal, com o objetivo de descentralizar no que for necessário, para auxiliar o Incra na regularização fundiária desses imóveis”, ressaltou Daniel.

Foi enfatizado durante a reunião, a importância da parceria do deputado Neri Geller, no sentido de intermediar junto ao Ibama e Sema para que possam ajustar seus sistemas para recepcionar o Cadastro Ambiental Rural - CAR das respectivas áreas, e avaliar o embargo existente sobre uma possível reserva legal.

Essa reunião com os representantes dos órgãos federais surgiu após uma primeira reunião realizada início da semana com a presença do prefeito Ari Lafin, que designou uma frente de trabalho contínuo para acompanhar e cobrar dos órgãos competentes a celeridade neste processo de regularização. “Apenas no Assentamento Jonas Pinheiro, são mais de 280 famílias que estão esperando pela conclusão deste processo, vamos nos empenhar ao máximo para conseguir o quanto antes realizar o sonho destas famílias”, destacou Lafin.