Sabe aquela garantia que seu filho vai e volta da escola com toda a segurança? Pois é justamente com o objetivo de assegurar que o transporte escolar seja feito da forma mais segura possível, representantes da Câmara de Vereadores e da Administração Municipal reuniram-se na tarde de ontem (5) com os proprietários de veículos que oferecem o transporte escolar particular no município.

Participaram do encontro, organizado pela vereadora Silvana Faccio na Casa de Leis; a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler; o secretário de Governo e Segurança Pública, Luis Fábio Marchioro; o secretário da Cidade, Leonardo Zanchetta; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedrinho Gilmar Silva; representantes do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT); e os empresários que executam este tipo de transporte no município.

“Estamos ampliando as discussões com o Executivo e com os empresários para normatizar este serviço e adequar as escolas para também facilitar este trabalho, tão necessário e de tanta responsabilidade, visto que lida diretamente com vidas”, declara a vereadora, reforçando que no fim do ano passado foi sancionada a Lei n.º 2674,  de 16 de dezembro do ano passado, que regulamenta o transporte escolar particular no município.

O presidente da Associação dos Transportes Escolares de Sorriso (Ates), Marcos Arndt, informa que sete empresas estão associadas à Ates, o que perfaz um total de 15 vans. “No entanto, além destes empresários já associados à Ates, há outras vans que fazem este serviço no município”, complementa o empresário, lembrando que há mais de dois anos a Associação vem discutindo essas questões junto à Prefeitura e à Câmara, e um dos resultados foi a lei que regulamenta o setor.

O coordenador do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), Márcio Pires, destaca a importância de encontros como este, no sentido de promover uma aproximação com os motoristas e empresários. “Muitas regras devem ser cumpridas pelos empresários, como a disponibilização de profissionais para atuarem como monitores, ajudando as crianças a entrar e ir dos veículos, e a manutenção constante de todos os  equipamentos de segurança, entre outras, mas nós também precisamos  atuar junto às escolas para fazer melhorias quanto à sinalização, ponto de parada e horário de estacionamento exclusivo para estes veículos”.

“Há todo um conjunto de fatores que devemos levar em conta quando falamos em educação, e a segurança no transporte dos estudantes é fator indispensável”, reforça a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler