Foi retomada na semana passada a obra de iluminação dos quase 2,5 km de acesso da BR 163 ao Residencial Mário Raiter. O prazo legal é que a empresa contratada para executar o serviço, a empresa Tecnolamp, faça a instalação dos 17 postes e 34 luminárias no prazo de até 40 dias a partir da emissão desta última ordem de serviço, o que ocorreu no dia 28 de janeiro. No entanto, a expectativa é que o serviço termine antes disso.

A iluminação do acesso ao Residencial Mário Raiter, conjunto habitacional com 1.272 residências  entregue em julho de 2017, integra o convênio 002/2015, firmado pelo município de Sorriso com a Secretaria de Estado das Cidades e que tem como objeto a drenagem, pavimentação e iluminação do acesso ao Residencial. Este convênio foi firmado em setembro de 2015, com um valor superior a R$ 5,6 milhões.

Por se tratar de um convênio estadual, os repasses de recursos dependiam da disponibilidade orçamentária do Governo do Estado. Mesmo a Prefeitura tendo interesse em assumir o pagamento da iluminação, isto não foi possível, visto que este (iluminação) era apenas um dos três itens que compõem todo o convênio, sem possibilidade de desmembrar o pagamento da empreitada.

Além da dificuldade financeira para iniciar a obra, a equipe técnica da administração municipal teve de adequar a execução do projeto à realidade encontrada no local, o que demandou análises tanto da equipe técnica da Prefeitura quanto da empreiteira contratada.

“Sabemos da necessidade deste acesso iluminado para oferecer conforto e segurança a todos os moradores do Mário Raiter e demais usuários desta via e não medimos esforços para solucionar estas questões da maneira mais rápida possível, no entanto, os itens legais e técnicos precisam ser levados em conta em todas as esferas administrativas, especialmente no setor público”, aponta o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.