Em Lucas, a comitiva foi atendida pelos secretários Alan Togni (Administração) e Fernanda Ventura (Saúde). Em Mutum foram recebidos pelo prefeito, Leandro Félix e pela secretária de Saúde, Sônia Ávila. Ainda, acompanhados por médicos, visitaram o Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro.

Segundo Estevam, que está a frente da comissão de trabalho que busca a implantação de mais leitos de UTI no município, a intenção foi conhecer as estruturas dos municípios vizinhos e ver como está sendo feito o credenciamento de UTIs. “Fomos conhecer os espaços e buscar orientações sobre a forma burocrática de contratação de novos leitos. A princípio, o município irá arcar com os custos para montar e administrar e, posteriormente, buscar uma forma de credenciar junto ao Estado. Mutum, por exemplo, tem 30 leitos de UTI credenciados e o Estado paga R$ 2 mil por mês para manutenção de cada um”, explica.

O secretário ressalta que a comissão busca legalidade para poder investir recursos municipais no projeto. Ele explica, ainda, que há intenção de locar as instalações do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima para instalação de novos leitos. “Caso o município instale as UTIs com recursos próprios no PSF Central ou no Hospital Fátima, é necessário que tudo se estabeleça dentro da legalidade. Como o dinheiro é municipal, não poderíamos atender munícipes de outros municípios porque iria contra critérios legais, e, a nossa maior preocupação nesse momento não é só em relação à fonte do recurso e sim salvar vidas”.

“Visitamos o Hospital Regional de Nova Mutum e vimos UTIs muito bem montadas. Queremos que Sorriso também tenha estruturas completas para atender pacientes de Covid-19”, diz o presidente da Câmara.

Na semana passada, integrantes da Secretaria de Saúde do Estado estiveram no Município e avaliaram tanto as instalações do Hospital Fátima quanto do prédio do PSF Central, para analisar a possibilidade de instalação de leitos nesses espaços.

O Hospital Fátima já demonstrou interesse e está se adequando para instalar, a princípio, cinco leitos para atendimento de UTI Covid-19. O município já solicitou do Governo do Estado agilidade na reforma no Hospital Regional de Sorriso para poder abrir 10 leitos de UTI no espaço.