“Recentemente estivemos visitando as instalações da Guarda Municipal de Cotia (SP), e de lá trouxemos inúmeras ideias que já estão surtindo resultados positivos aqui em Sorriso. Nossa expectativa é de que o mesmo ocorra em Alta Floresta. Esperamos que a expertise adquirida por nossa corporação, e incansavelmente compartilhada com aqueles que nos procuram, possa contribuir efetivamente com as demais instituições”, complementa Pires.

“A Guarda Municipal de Sorriso é uma referência em tecnologia e avanços na segurança pública. Exatamente por esse motivo a gente tem mantido um diálogo constante para aperfeiçoar nosso trabalho”, avalia o diretor de Trânsito, Transporte e Segurança de Alta Floresta, Eder Luciano Cordeiro de Souza.

“A gente só tem a agradecer ao secretário [José Carlos Moura] e ao coordenador Márcio Pires pela receptividade. Eles mostraram o funcionamento do sistema e sanaram todas as nossas dúvidas”, concluiu Cordeiro que na oportunidade estava acompanhado pelo engenheiro civil, Raimundo Fernando de Sousa Fontenele.


Funcionamento da Guarda Municipal

Criada mediante o Concurso Público 001/2022, inicialmente integrada ao Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT), à época ligada a Secretaria de Governo, a Guarda Municipal de Sorriso conta com dezoito agentes efetivos.

Dentre as atribuições da Guarda Municipal está a manutenção da segurança pública, o monitoramento dos patrimônios do Município, o controle de tráfego e a fiscalização de trânsito, além de atendimentos de ocorrências de acidentes de trânsito e perturbação de sossego.

Para tanto, os agentes atuam em jornada ininterrupta de 12x36 horas e utilizam viaturas caracterizadas, armamento não letal, além da Central de Controle Operacional (CCO) onde funcionam 24 horas a central de rádio de comunicação, atendimento do telefone 153 e os monitores das câmeras de vigilância do cercamento digital.