Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro, e o vice-prefeito Gerson Bicego participaram, na manhã desta quarta-feira (13 de novembro), de um café da manhã, com entrega de mimos, na base descentralizada do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAer) de Sorriso.
Outros representantes da Administração Municipal, assim como do Legislativo, também participaram da cerimônia, que permitiu que o tenente-coronel PM Arnaldo Ferreira da Silva Neto pudesse partilhar como se dá o funcionamento da estrutura, bem como lembrar o processo de instalação da estrutura de segurança avançada em Sorriso.
O prefeito e o vice eleitos, Alei Fernandes e Acácio Ambrosini respectivamente, também participaram da cerimônia, assim como vereadores eleitos para a próxima legislatura. Representantes de instituições classistas, como o Sindicato Rural e a Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES) e conselhos municipais, igualmente prestigiaram o evento.
Criada em 2017, por força do Decreto n° 1.026 de 2017, e atualmente contando com um helicóptero para atendimento do Norte e Médio-Norte do Estado, a gerência tem se destacado no atendimento de demandas ambientais, ocorrências de resgate e salvamento, suporte às operações da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Sistema Prisional, além de combate a incêndios urbanos e florestais em toda região.
O CIOPAer conta com frota atual de 12 aeronaves, sendo quatro helicópteros, modelo AS 350 (Esquilo – Helibrás), e oito aviões, sendo um monomotor modelo Cessna 210, três bimotores Baron, três bimotores Chyennes, sendo que, destes, dois atendem como UTI AÉREA e um Jato Citation II Bravo.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).