Quando o verão chega, ficamos tão animados que esquecemos que esta é a época na qual mais se registra casos de câncer de pele, o câncer mais comum entre os brasileiros.
O dezembro laranja conscientiza sobre os sintomas e as formas de se manter protegido da doença.
O trabalho desenvolvido pelo município no tocante à gestão de resíduos e educação ambiental por meio do Programa Eco Sorriso tem se tornado referência na região. O secretário de Meio Ambiente de Nova Ubiratã, Nédio José Pedra Júnior, conheceu, nesta semana, o programa em detalhes, visitando ecopontos, a Associação Sorriso de Catadores (ASC Sorriso) e também empresários que atuam no setor da reciclagem.
Para Nédio, o Eco Sorriso é de grande relevância para a realização de coleta e destinação de resíduos da forma correta, além de trazer dignidade aos trabalhadores que promovem a reciclagem de materiais. O gestor explicou ainda que está buscando projetos e ideias para implantar no município de Nova Ubiratã, com o objetivo de realizar a coleta e destinação dos resíduos da forma correta.
Coordenadora da iniciativa, Sabrina Meneghelo explica que o programa está sendo implantando de forma gradativa, com foco na disseminação de boas práticas na gestão de resíduos, coleta seletiva e compostagem. Em 2019, começou com a coleta seletiva porta a porta no Residencial São Francisco, foi expandido em setembro do ano passado para outros cinco bairros e, em dezembro, chegou a outros oito bairros.
Além da seletiva porta a porta, Sorriso também conta com três ecopontos e com um projeto-piloto de coleta de resíduos orgânicos para compostagem no Bairro Alphaville. “É um processo que vem sendo construído aos poucos, com a colaboração dos moradores, educação ambiental, com foco na implantação de novos hábitos”, destaca.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).