Em seu último compromisso na capital do Estado ontem (13), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reuniu-se com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, e com o coordenador de Engenharia da instituição, Laércio Coelho Pino.

Juntamente com o vereador Toco Baggio e com o secretário-adjunto de Fazenda do município, Hélder Umburanas, o prefeito apresentou aos representantes do DNIT um relatório sobre a obra de iluminação dos 14 km da travessia urbana da BR-163 no município. O documento traz um panorama do que já foi executado e também relata as dificuldades encontradas pela Administração Municipal para finalizar a empreitada por conta dos constantes furtos registrados no local.

“Só para se ter uma ideia, depois que nossa equipe assumiu a condução da obra, já foram registrados quatro episódios de furtos de cabos”, comentou o prefeito, complementando que a empreiteira que vinha tocando a obra até agosto de 2018 (quando o contrato foi rompido e a Prefeitura assumiu os trabalhos) também trazia relatos constantes deste tipo de crime. Ao todo, foram subtraídos mais de 6 mil metros de cabos.

De acordo com o documento entregue pelo prefeito, ainda em dezembro, quando a equipe técnica fazia a avaliação final e aguardava a aquisição de equipamentos para substituições de rotina (relés e luminárias, por exemplo), foi registrado mais um furto de cabos. As ocorrências, mais que prejuízo financeiro para que sejam adquiridos novos materiais, ainda exigem que a equipe técnica tenha de refazer trabalho, muitas vezes escavar novamente as valetas e reconstruir caixas de passagem. Além dos furtos, abalroamentos ocasionados por choques de veículos nos postes também acabam provocando retrabalho e consequente atraso na entrega oficial da obra.

O DNIT deve enviar nos próximos dias uma equipe de fiscalização para avaliar a obra e permitir que o município faça a “entrega oficial” dela. “Estamos empenhados em entregar definitivamente esta obra, tão necessária para a segurança de todos os que utilizam esta via, que é um verdadeiro corredor econômico do Brasil”, reforçou o gestor.