Na manhã desta segunda-feira (06) foi oficialmente reinaugurada a quitanda da Cooperativa de Produção e Comercialização Agropecuária de Sorriso (Cooperriso), localizada na Central de Abastecimento e Comercialização (CEASA), que funciona na Incubadora Sorriso, no Setor Industrial. O espaço, administrado pela Cooperriso, passa a funcionar como um ponto de venda direto para os produtos da agricultura familiar que já eram distribuídos para as feiras locais e para a merenda escolar.
A quitanda oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir frutas, verduras e legumes fresquinhos no local, todos com o selo de rastreabilidade da agricultura familiar. Essa tecnologia, fruto da parceria do Clube Amigos da Terra (CAT) com os produtores, permite ao consumidor acompanhar o percurso dos alimentos por meio de um QR code, que apresenta fotos do sítio, localização e outras informações importantes.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, com atendentes sempre presentes no local.
Para o secretário de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, Lucas Oliveira, a iniciativa fortalece a agricultura familiar e facilita o acesso da população aos produtos. “A gente já tinha aqui o Centro de Distribuição da Cooperriso e, desde o início do ano, já vínhamos trabalhando a ideia de fazer essa quitanda para atender esse pessoal que mora no Mário Raiter e imediações. Seu Ivaldino topou a ideia, levou para mim o projeto, e a gente disponibilizou para ele fazer na Incubadora a Quitanda da Cooperriso”, destacou.
O presidente da Cooperriso, Ivaldino Hahn, ressaltou a importância da cooperativa para o município e região. “A Cooperriso atua no município desde 2017, atendendo mercados e a merenda escolar de cinco municípios. Contamos atualmente com 56 cooperados. Com a inauguração do Hortifruti no Setor Industrial, no bairro Nova Prata, ampliamos nossa capacidade de atender diretamente o consumidor final com produtos frescos e de qualidade”, afirmou.
Agora, mais do que nunca, comprar na quitanda é saborear a história, o cuidado e a qualidade de cada produto que nasce no campo e chega fresquinho à mesa da população.