Começa a ser obrigatório a partir de agora o registro de ponto por meio biométrico para os servidores da Prefeitura Municipal de Sorriso. Foram implantados mais de 100 aparelhos coletores de dados biométricos por impressão digital nas repartições públicas ligadas à Administração Municipal (escolas, postos de saúde e outras unidades) que ainda não contavam com este equipamento.  O processo começou no início de julho, por meio da Secretaria Municipal de Administração, e atende uma notificação da Controladoria Geral do município.

Os servidores passaram por um treinamento e já fizeram o cadastro biométrico nos equipamentos.  Com o ponto eletrônico, o controle de jornada de trabalho dos funcionários públicos ganha mais transparência, eficiência e agilidade, visto que elimina a necessidade de os servidores terem de preencher as folhas de registro de ponto.

Em caso do descumprimento da correta jornada de trabalho, o servidor poderá sofrer penalidades, com desconto em folha de pagamento, bem como não será possível fazer hora extra sem a devida justificativa do chefe imediato. Quando os servidores estiverem em atividades externas ou em viagens a serviço da Prefeitura, o registro do ponto será anotado e rubricado pelo secretário da pasta correspondente.

“Com essa ação, a Prefeitura imprime mais eficiência à administração, pois cumpre as exigências dos órgãos fiscalizadores e dá aos contribuintes a certeza que o dinheiro público está sendo bem aplicado, fornecendo um retrato fiel do cumprimento de jornada, valorizando assim todos os servidores que cumprem seu trabalho de forma exemplar e promovendo o ajustamento de qualquer conduta que fuja ao padrão estipulado”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.