A Prefeitura de Sorriso está implantando mais de 100 aparelhos coletores de dados biométricos  por impressão digital nas repartições públicas ligadas à Administração Municipal (escolas, postos de saúde e outras unidades) que ainda não contavam com este equipamento.  O processo teve início neste mês, por meio da Secretaria Municipal de Administração, e atende uma notificação da Controladoria Geral do município.

De acordo com o secretário de Administração, Estevam Húngaro Calvo Filho, os servidores passarão por um treinamento e, depois disso, será feito o cadastro biométrico nos equipamentos. “Após esse processo, todos os servidores terão um prazo de 30 dias para se adequarem ao novo sistema implantado, lembrando que a fraude no registro do ponto pode configurar crime”, complementa.

Com o ponto eletrônico, o controle de jornada de trabalho dos funcionários públicos ganha mais transparência, eficiência e agilidade, visto que elimina a necessidade de os servidores terem de preencher as folhas de registro de ponto. Na semana passada, o Departamento Geral de Pessoal (DGP) promoveu uma reunião com coordenadores justamente para passar todas as orientações necessárias para que eles atuem como multiplicadores junto às equipes.

“O objetivo desta ação é dar mais lisura e transparência no processo de verificação do cumprimento da jornada de trabalho, refletindo assim a realidade dos fatos por meio do registro de início, intervalo e fim das atividades laborais”, explica o controlador do município, Laércio Costa Garcia.

Em caso do descumprimento da correta jornada de trabalho, o servidor poderá sofrer penalidades, com desconto em folha de pagamento, bem como não será possível fazer hora extra sem a devida justificativa do chefe imediato. Quando os servidores estiverem em atividades externas ou em viagens a serviço da Prefeitura, o registro do ponto será anotado e rubricado pelo secretário da pasta correspondente.

“Com essa ação, a Prefeitura imprime mais eficiência à administração, pois cumpre as exigências dos órgãos fiscalizadores e dá aos contribuintes a certeza que o dinheiro público está sendo bem aplicado, fornecendo um retrato fiel do cumprimento de jornada, valorizando assim todos os servidores que cumprem seu trabalho de forma exemplar e promovendo o ajustamento de qualquer conduta que fuja ao padrão estipulado”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.