Ari aproveitou para destacar a história do município voltada para o agronegócio. “Sorriso nasceu a partir do sonho de alguns migrantes que vieram para plantar arroz. Na sequencia, vieram as empresas especializadas em produção e tecnologia e identificaram a potencialidade para o cultivo da soja. Desde então nosso município vem se destacando mundialmente com a produção de grãos que englobam tanto a soja quanto o milho e o feijão”, disse. “Além de outras potencias como a produção do pescado em água doce, os pulses do feijão, a pesquisa voltada para a agricultura e o início do beneficiamento do que produzimos aqui”, complementou.

Segundo o prefeito, a Beatrice Peanuts está no lugar propício para investimentos e crescimento no Mato Grosso. “Somos um município aberto à chegada de novos investimentos e renda. E, em contrapartida temos benefícios para ofertar como a localização geográfica”, salientou o prefeito ao destacar o hub logístico formado pelas BR’s 163 e 242, além do Aeroporto Regional Adolino Bedin.

A Beatrice Peanuts, de Tupã (SP), conta com uma área própria de oito mil hectares de produção do amendoim. Além disso, são mais 15 mil hectares de área produtiva de parceiros. Segundo o engenheiro agrônomo da empresa, Rodolfo Pires Ribeiro, a empresa produz 52,4 mil toneladas da leguminosa por ano. Cerca de 60% dessa produção é comercializada na Europa. “Temos 42 países na nossa cartela de clientes”, explica. Em Sorriso o grupo busca áreas para expansão. Conforme o proprietário da empresa, Romildo Ramos Contelli, a Beatrice Peanuts veio ao município atraída pelo potencial produtivo do setor agrícola.

Leandro Lodea, da LC Sementes, é um dos responsáveis por trazer Contelli e Ribeiro até o município. Lodea frisou que há grande interesse da Beatrice Peanuts em conhecer melhor e investir na região. “Há três anos estamos realizando pesquisas experimentais em lavouras locais. Hoje temos uma área de 255 hectares em cultivo no município de Nova Ubiratã de propriedade do produtor José Martins, que inclusive é um dos parceiros da Beatrice Peanuts”, explicou. Lodea e Ribeiro detalharam que esse é o primeiro ano com plantio comercial da área, “a partir disso serão coletados mais dados sobre a capacidade produtiva da região”, salientam.

Lodea destacou ainda que há uma parceria entre a LC Sementes, a Embrapa e o Instituto Federal de Mato Grosso para a realização das pesquisas. Especificamente na região o IFMT atua com o trabalho realizado pelo professor Dácio Olibone e o engenheiro agrônomo Thiago Rizzi.

Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Márcio Kuhn, a vinda dos empresários demonstra que a região está avançando e crescendo em várias áreas produtivas. “Hoje além do IFMT e da Fundação Mato Grosso temos mais oito centros privados de pesquisa. Geograficamente estamos no coração do Mato Grosso. Dispomos de faculdades e do próprio IFMT que contribuem para a mão de obra especializada existente no mercado. Tudo isso torna Sorriso e a região cada vez mais atrativas para grandes investimentos nacionais e internacionais”.

Além de Lafin e Kuhn, também participaram da reunião com os empresários o vereador Nereu Bresolin, o representante do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi e a representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sandronéia Klaus.