Voltado para a saúde masculina, este mês é dedicado ao combate e à conscientização do câncer de próstata, câncer mais comum entre os homens. Obesidade e idade mais avançada (mais de 65 anos) são fatores que contribuem para a doença.
O novembro azul é um mês para realizar ações que façam essa conscientização e incentivem os homens a realizarem os exames preventivos, essenciais para garantir uma boa qualidade de vida.
de eficiência
Sorriso recebeu o Selo Diamante de transparência pública, a premiação representa o mais alto nível de transparência pública, demonstrando o compromisso com a prestação de contas e o investimento dos recursos públicos.
O sol da manhã de hoje (25) permitiu que os reeducandos que integram o projeto “Mão Amiga” pudessem iniciar o serviço de limpeza e reflorestamento da Área Verde Central, que segue até o fim da semana. O trabalho consiste na retirada de lixo e também de restos de caules e galhos secos, visto que as árvores, principalmente as mais antigas, acabam sofrendo as conseqüências das chuvas mais intensas, como a que atingiu Sorriso na tarde de ontem (24).
Capitaneado pelo vice-prefeito de Sorriso, Gerson Bicego, o trabalho vai garantir um ambiente mais limpo e mais seguro, tanto para evitar o acúmulo de restos vegetais que podem servir como criadouros de insetos, quanto para aumentar a visibilidade do local, ponto de lazer para muitas famílias, que também é utilizado para a prática de caminhadas. “Além da limpeza, estamos plantando mudas de espécies nativas, garantindo assim que as gerações futuras também possam desfrutar deste local com a vegetação original”, explica Gerson, reforçando que servidores da Prefeitura sempre coordenam as atividades.
Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), José Carlos Moura, que acompanhou a ação de hoje, lembra da importância do Mão Amiga tanto nas ações de limpeza e manutenção, quanto no processo de ressocialização dos reeducandos inclusos no projeto. “Por meio da parceria entre o Município, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Judiciário, estamos, a custo zero para a Prefeitura, contribuindo com ações de limpeza urbana, manutenção de prédios públicos e ainda com a reintegração à sociedade de pessoas que, neste momento, estão cumprindo uma pena, mas que precisarão de uma oportunidade de trabalho quando deixarem o CRS”, contextualiza Moura.
De acordo com o diretor penal de Sorriso, Enilson Castro, responsável pelo Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), 17 reeducandos do Mão Amiga participam desta atividade na Área Verde, mas 63 pessoas no total integram a iniciativa, que inclui ainda a oportunidade de trabalhar na Fábrica Municipal de Artefatos de Cimento. Todo o trabalho desenvolvido pelos reeducandos resulta em remição de pena.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).