Os atendimentos de cada setor ficaram assim:
Postos de Saúde da Família: 15.287 atendimentos
Unidade de Pronto Atendimento (UPA): 13.800 atendimentos
Farmácias Cidadãs e Farmácia 24h: 13.292 atendimentos
Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME): 2.356 atendimentos
Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Integrar: 751 atendimentos
Centro de Reabilitação Renascer: 698 atendimentos
O número de acolhimentos foi sentido nos diversos setores pelos coordenadores.
“Observamos um crescimento de 100% na demanda de atendimento nas unidades de saúde, e estamos trabalhando com um quantitativo mínimo de servidores e com sete unidades fechadas. Essa é uma demanda incomum, mas todos estão empenhados em desenvolver o acolhimento a população da melhor forma possível”, pontuou Melissa do Carmo Vilela, coordenadora da Atenção Básica.
A coordenadora reforçou a importância de ficar em casa e evitar ir as unidades de saúde neste período de pandemia.
“Neste momento de pandemia é importante lembrar a população e pedir o apoio no sentido de estarem procurando as unidades de saúde em casos de urgência. A aproveito para agradecer cada servidor da saúde que não está medindo esforços no combate ao COVID 19”, ressaltou ela.
A demanda também foi sentida na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA24H), que tem atuado com equipe extra.
“Esse é o maior numero de atendimentos já registrado na UPA, chegamos uma vez no atendimento máximo de 10 mil pacientes. Sem falar que estamos com 14 pacientes internados na UPA, isso nunca aconteceu. Estamos gerindo tudo isso para atender a população da melhor maneira possível, principalmente nesse período de pandemia”, disse Matheus Freiria, coordenador da Atenção Especializada.
Os números dos atendimentos registrados pelo SISREG, que é o software de gestão do SUS, surpreendeu também o gestor da pasta.
“Isso significa que a metade da população de Sorriso foi atendida em apenas um mês. Nossos profissionais estão valentes, fortes e comprometidos, o que está fazendo a diferença pra não deixar nenhum sorrisense sem assistência da saúde pública municipal. Agradeço a todos pelo empenho de cada um que esta na linha de frente no enfrentamento a essa pandemia e sem medir esforços", disse o Secretário de Saúde Luis Fábio Marchioro.