Assim como as 105 crianças da atual edição, outras 1,5 mil já passaram pelo projeto que deixa marcas. Que o diga o sargento BM da reserva, Alberto dos Santos, que já esteve à frente dos pelotões há oito anos atrás. “Hoje eu encontro jovens na rua que vem me cumprimentar, fico tentando lembrar e assim que eles prestam continência eu lembro: foi um bombeiro do futuro! Hoje mesmo, na Defesa Civil, tem um colaborador que foi aluno de uma das primeiras turmas do projeto, ver antigos alunos construindo suas vidas e carreiras é indescritível, fico querendo saber o que estão fazendo, como estão”, conta.

Para a secretária de Assistência Social e atual madrinha do projeto, Jucélia Ferro, “a emoção é sempre a mesma, a cada aula inaugural, a cada formatura os pais nos relatam o quanto percebem mudanças positivas nas crianças; para mim é enriquecedor acompanhar a evolução de cada turma e perceber o quanto esses alunos se comprometem e levam de lição para a vida, pois essa é a função essencial do projeto: contribuir para a vida de forma positiva”, frisa. “Essa é uma caminhada feita por muitas mãos que se uniram e passaram pelo projeto nesses 18 anos (o projeto iniciou no Município em 2006) e enche nossa comunidade de orgulho”, completa.

Sensação também partilhada pelo gestor de Sorriso, o prefeito Ari Lafin. Para o prefeito tudo se constrói com muito trabalho, respeito e fé. “É preciso trabalhar, respeitar pais, professores, colegas e ter fé, independente de opções religiosas”, diz. E para a criançada, Ari deu mais um conselho especial. “Acreditem, cultivem e lutem pelo sonho de vocês, sei que há quem quer ser bombeiro, médico, professor, prefeito: lutem, acreditem, virão frustrações, mas é preciso ter sabedoria e fé para vencê-las”, destaca.

Motivo de orgulho para a Administração Municipal, o Bombeiros do Futuro também é celebrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Responsável pelo Comando Regional 3, o coronel Rony Robson Cruz, frisa que os militares tem muito carinho pelo projeto. “Nossos militares – homens e mulheres do Corpo de Bombeiros, dedicam seu tempo de folga para estar presentes e auxiliar na formação de cada criança”, salienta.

O coronel também aponta a importância social do projeto que tem em seu foco o ser cidadão, o que se reflete na construção de uma sociedade mais consciente de seus direitos e de seus deveres. “O projeto é um exemplo, deu muito certo e expandiu para outros municípios”, lembra.

Segundo o coronel, seguindo esse modelo, a intenção é ampliar ações sociais dentro da Companhia. Para isso, uma das propostas em análise é futuramente transformar a atual sede da 10.ª Companhia, a Alves Daroit, sediada em Sorriso, em complexo para treinamentos e ações sociais, ampliando e fortalecendo o envolvimento dos bombeiros com a comunidade.

Por ora, seguem os encontros da 20.ª turma dos Bombeiros do Futuro. Ao total são 14 sábados – dois já foram – com envolvimento das crianças e pais. E para quem é o pai e usa a farda ao mesmo tempo, o compromisso é em dobro. Na edição passada, o atual responsável pelo projeto, o 1.º sargento BM, Luciano Gonçalo Barros Moraes, foi professor do filho Davi, hoje instrutor da nova turma. “Crianças são dedicadas, comprometidas, elas sonham com viatura, com o caminhão de resgate e esse sonho precisa ser alimentado de forma correta; aqui podem sim estar futuros bombeiros”, destaca.

Nesta edição os papais e militares Jean Santos e Leonardo Frais e a militar e mamãe Kátia Cordeiro, vão viver a sensação já experimentada pelo sargento G. Barros e outros militares em edições anteriores, ao acompanhar seus filhos e os filhos de mais outras 103 famílias sorrisenses nos encontros de sábado.

E vale reforçar que todo sábado, até o fim do semestre, pelos ambientes da Companhia Alves Daroit, tem muita aula teórica e prática com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, nós e amarrações, sexualidade, educação ambiental, consumo racional de energia elétrica, boas maneiras, educação para o trânsito, entre outras temáticas. E tudo se repetirá no meio do ano com mais 100 novos inscritos, afinal, são mais de 200 crianças ao ano que passam pela formação que é desenvolvida em parceria pela Prefeitura de Sorriso e o Corpo de Bombeiros Militar.