O servidor municipal, Danilo Flávio Stefani Neto,
defendeu no mês de maio a dissertação de mestrado com o tema “Corpos infantis
que “não cabem” na escola: os discursos de professoras nos protocolos de
encaminhamento ao setor de Psicologia”.
Danilo é psicólogo escolar e atuou no CEMAIS desde sua criação,
março de 2013, trabalho que desenvolveu até fevereiro desse ano, quando passou
a atuar diretamente com os coordenadores, orientadores e professores em uma nova
perspectiva de formação e discussões na Secretaria Municipal de Educação.
Foi o envolvimento com a educação inclusiva que levou o
profissional a escolher o tema para o mestrado. Danilo detalha que “brinco em
meu texto que o "habeas corpus" passou a ser um grande medo da
escola, uma vez que idealizamos que as crianças sejam "apenas
intelecto", que suas emoções, que seus corpos, que seus desejos sejam
negados em vistas aos avanços necessários para as sociedades com valores calcados
no projeto da modernidade”, diz.Conforme Danilo, diante disso, “o professor,
sente-se engessado quanto a suas práticas de carinho, afeto e atenção às
crianças.
O profissional detalha ainda que a recorrência à
medicalização da infância é tema de inúmeras pesquisas no Brasil, América do
Sul e na Europa. No Mato Grosso, as discussões ainda são incipientes. Contudo, as
práticas medicalizantes apontam para uma postura ideológica que tende a
procurar fora do contexto escolar as causas por problemas e conflitos percebidos
essencialmente em seu interior, nas relações entre as próprias crianças e na
atividade de ensinar, relata Danilo.
O profissional aponta que os desdobramentos da pesquisa no
município já estão acontecendo por meio dos grupos de discussão, projetos de
formação e palestras. Além disso, conta o profissional, há a sugestão da publicação
da pesquisa em artigos científicos e comunicações em congressos para ampliar a
discussão.
Atuaram como banca avaliadora a dra. Raquel Gonçalves
Salgado (UFMT), dr. Marcelo Santana Ferreira (UFF), dr. Flávio Vilas-Bôas
Trovão (UFMT) e dr Leonardo lemos de Souza (UNESP/Assis), que atuou como
suplente.