O servidor municipal, Danilo Flávio Stefani Neto, defendeu no mês de maio a dissertação de mestrado com o tema “Corpos infantis que “não cabem” na escola: os discursos de professoras nos protocolos de encaminhamento ao setor de Psicologia”.

Danilo é psicólogo escolar e atuou no CEMAIS desde sua criação, março de 2013, trabalho que desenvolveu até fevereiro desse ano, quando passou a atuar diretamente com os coordenadores, orientadores e professores em uma nova perspectiva de formação e discussões na Secretaria Municipal de Educação.

Foi o envolvimento com a educação inclusiva que levou o profissional a escolher o tema para o mestrado. Danilo detalha que “brinco em meu texto que o "habeas corpus" passou a ser um grande medo da escola, uma vez que idealizamos que as crianças sejam "apenas intelecto", que suas emoções, que seus corpos, que seus desejos sejam negados em vistas aos avanços necessários para as sociedades com valores calcados no projeto da modernidade”, diz.Conforme Danilo, diante disso, “o professor, sente-se engessado quanto a suas práticas de carinho, afeto e atenção às crianças.

O profissional detalha ainda que a recorrência à medicalização da infância é tema de inúmeras pesquisas no Brasil, América do Sul e na Europa. No Mato Grosso, as discussões ainda são incipientes. Contudo, as práticas medicalizantes apontam para uma postura ideológica que tende a procurar fora do contexto escolar as causas por problemas e conflitos percebidos essencialmente em seu interior, nas relações entre as próprias crianças e na atividade de ensinar, relata Danilo.

O profissional aponta que os desdobramentos da pesquisa no município já estão acontecendo por meio dos grupos de discussão, projetos de formação e palestras. Além disso, conta o profissional, há a sugestão da publicação da pesquisa em artigos científicos e comunicações em congressos para ampliar a discussão.

Atuaram como banca avaliadora a dra. Raquel Gonçalves Salgado (UFMT), dr. Marcelo Santana Ferreira (UFF), dr. Flávio Vilas-Bôas Trovão (UFMT) e dr Leonardo lemos de Souza (UNESP/Assis), que atuou como suplente.