Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, dia 19, as inscrições para o Casamento Abençoado edição 2025. Casais interessados devem procurar um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município ou as Secretaria de Assistência Social (Semas) ou da Mulher e da Família (Semfa), levando documentos pessoais para realizar a inscrição.
Até o momento, 14 casais estão inscritos. Todos os custos com o processo de habilitação, cerimônia e transporte até o local do evento serão arcados pelos organizadores, não havendo qualquer despesa para os participantes. Realização do Governo do Estado, o Casamento Abençoado será realizado no dia 26 de outubro em Sinop, reunindo casais de vários municípios da região.
Para a gestora da Semfa, Mara Fernandes, esse é um momento especial e único na vida de casais que buscam oficializar a união. Secretária municipal de Assistência Social, Daniela Marsola, reforça que o Casamento Abençoado é uma oportunidade para que os casais regularizem sua união civil de forma digna e gratuita. “Estamos mobilizando nossa equipe para garantir que todos que desejam participar tenham acesso às informações e ao apoio necessário para concretizar esse sonho”, destaca.
Vale ressaltar que o Casamento Abençoado é uma iniciativa coordenada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, por meio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (UNAF), com execução da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A ação tem como objetivo garantir, de forma totalmente gratuita, o acesso ao casamento civil para casais em situação de vulnerabilidade social.
Além do Governo do Estado e das prefeituras municipais, a ação conta com a parceria de instituições, como a Associação dos Notários e Registradores de Mato Grosso (Anoreg/MT), Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Mato Grosso (Arpen-MT), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Corregedoria de Justiça, Justiça Comunitária, Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), Tabelionatos Civis, Secretarias Municipais de Assistência Social e Secretaria Municipal da Mulher e da Família de Sorriso.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).