Trote causa prejuízo e atrapalha quem realmente precisa de socorro. Esse é o tema do projeto “Trote não é Brinquedo”, realizado pela 10ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (CIBM) “Companhia Alves Daroit”, em parceria com a Câmara de Vereadores e a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.  De acordo com o último levantamento feito pela Companhia, no mês de fevereiro deste ano foram 100 trotes, sendo que 20 em um único dia.

Na manhã desta terça-feira (25) cerca de 300 alunos do 4.º, 5.º e 6.º Ano da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva participaram do lançamento da campanha, que ocorreu no pátio da escola e contou com a presença do comandante da 10ª CIBM, capitão Weber Dionísio Batista Júnior, dos vereadores Bruno Delgado, Marisa Netto, Silvana Perin Faccio, do secretário municipal de Fazenda, Sérgio Kocova Silva, e da coordenadora da Escola, Maria Amélia Rossi, que, na oportunidade, representou a secretária de Educação e Cultura, Lúcia Drechsler.

A campanha visa à conscientização da população através das crianças, mostrando que trote é crime e tem consequências graves. Segundo o capitão Weber, as pessoas que forem identificadas como responsáveis pelo trote terão que arcar com estas consequências, podendo até prestar serviço comunitário. “Nós vamos encaminhar à Polícia Civil, abrir investigação, o Ministério Público vai investigar e o autor do trote pode e vai ser punido como manda a lei”.

Para o diretor da Escola Aureliano, Agnaldo da Silva, o educador trabalha o social, direitos e deveres com os alunos e projetos como este só vêm a fortalecer ainda mais este trabalho. A partir de agora será montando um calendário para que as ações de conscientização se estendam a todas as escolas de Sorriso.