Prefeitura Municipal de Sorriso

Mais vida para os rios

Projeto Repoflora deve potencializar o turismo de pesca em Sorriso

Publicado em 15 de dezembro de 2020 às 10:24

Para algumas pessoas, a pescaria não é apenas uma forma de se buscar alimento por meio de uma proteína saudável, rica em gorduras boas e indispensável para  uma alimentação equilibrada. Tampouco é somente uma forma de diversão ao ar livre. Os amantes das “tralhas” de pescador têm no ato de jogar a isca, aguardar a fisgada e puxar o peixe um ritual quase mágico.

Pois bem, justamente para potencializar o turismo de pesca, alicerçado na sinergia entre homem x peixe x meio ambiente, que um grupo de servidores da Prefeitura de Sorriso, liderados pelo chefe de Gabinete, Celso Marcon, está trabalhando no projeto Repoflora, que tem como foco o repovoamento de peixes e o reflorestamento da mata ciliar dos rios de Sorriso.

Os estudos tiveram início em 2018, e envolveram representantes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Núcleo Integrando de Fiscalização (NIF), Secretaria de Educação e Cultura (Semec), Secretaria de Esporte e Lazer (Semel), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (BM), IFMT, Lions, Rotary Club e Rotary Ouro Verde, Clube Amigos da Terra (CAT), além de representantes de pescadores esportivos e comerciantes locais.

Na manhã de hoje (15), o grupo foi ampliado representantes da Secretaria Municipal de Administração, da Defesa Civil do município, da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Sorriso (AGER),  da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Judiciária Civil (PJC), do Ciopaer, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Conselho Municipal de Turismo, de organizações não governamentais, e novos vereadores eleitos também integraram as discussões, em uma reunião na Câmara de Vereadores.

De modo geral, o projeto contempla ações de educação ambiental, fiscalização e conservação, pesquisas, produção e soltura de alevinos nativos das bacias locais, produção de mudas para reflorestamento.

“Cada vez mais, vamos ampliando a rede de parceiros da iniciativa, sempre com o objetivo de fomentar o turismo de maneira sustentável, criando um novo nicho econômico com geração de emprego e renda no município”, destaca Marcon.

Texto: Nádia Mastella
Fotos: André Alexandre