O projeto “Luz do Amanhã: Cultivando Segurança com Integração Social" será implantado em Sorriso. A informação foi repassada ontem (04), pelo tenente coronel Valter Luiz Razera em visita ao município.

Razera explicou que integram o projeto estudantes da rede pública com idade entre 12 a 17 anos. ”Levamos os alunos para dentro do quartel da Polícia Militar no contraturno escolar com diversas atividades extra curriculares, como palestras sobre civismo e orientações de higiene, com escovação bucal,e técnicas de plantio e cultivo de hortaliças”, pontuou Razera.

O tenente coronel destacou que o projeto iniciou em março de 2016 na cidade vizinha, Sinop, como uma experiência da Polícia Militar com 120 alunos. Em 09 de dezembro, 75 estudantes realizaram a formatura.

“Durante o desenvolvimento do projeto tivemos o acompanhamento das escolas e das famílias. E o retorno das escolas foi positivo, tanto o rendimento escolar quanto a disciplina melhorou. Nas famílias, o relacionamento também melhorou muito”, ressaltou Razera ao avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o projeto.

Segundo o tenente coronel, o “Luz do Amanhã” contempla vários conteúdos que visam assegurar o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à conivência familiar e comunitária.

“Em Sinop as aulas teóricas são ministradas em uma sala do Quartel. Também temos uma horta onde é desenvolvido o conteúdo prático. Ano passado realizamos quatro colheitas e disponibilizamos o produto para instituições de caridade, para as próprias unidades escolares e as famílias dos alunos que integraram o projeto”, relatou. No local são cultivados alface, couve, coentro, salsa, cebolinha, almeirão, mandioca, abóbora e melancia.

Para a estudante Kauani Lidani, que integrou o projeto em 2016, “foi uma experiência maravilhosa. Aprendemos a questão da ordem unida que integra noções militares. Também tivemos aulas de português, matemática com reforço escolar e noções de trânsito, fora o cultivo da horta”, contou. “Eles sempre tinham um tempo para nós no Quartel. Foi maravilhoso participar”, afirmou a adolescente.

Na avaliação da secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro, projetos como esse –Luz do Amanhã- são essenciais, pois envolvem a família. “Além de atender adolescentes de 12 a 17 anos, o Luz do Amanhã busca o envolvimento da família e da escola também, o que é fundamental nessa fase do desenvolvimento do jovem”, disse.

Jucélia lembrou que a Administração tem fortalecido a rede de proteção à criança e ao adolescente como um todo. “Renovamos o convênio para continuidade do Proerd, já estamos atendendo 100 crianças com o projeto Bombeiros do Futuro e vamos implantar a Escola Militar, fortalecendo a rede de cuidado e apoio”, destacou.

A secretária pontuou que agora o projeto Luz do Amanhã será apresentado ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e à sociedade sorrisense, pois é “necessário o envolvimento de todos para o implantarmos”.

Para o prefeito Ari Lafin, “a notícia de que Sorriso foi selecionado para integrar o Luz do Amanhã é uma grata satisfação”. Lafin salientou que é mais um trabalho educacional e extracurricular que será ofertado aos alunos sorrisenses, “é mais uma ferramenta na formação do caráter e da personalidade de nossos jovens. Por isso, vamos nos empenhar ao máximo para que se inicie o quanto antes”, destacou.

O prefeito adiantou que o comandante local da PM, major Jorge Almeida será responsável por montar uma agenda de trabalho para a implantação do projeto no município. “E nós vamos conversar com os vereadores e garantir as questões burocráticas que cabem ao município e à Câmara para a implantação. Nossa intenção é fortalecer a rede de proteção às crianças, adolescentes e às famílias sorrisenses e vamos sempre investir na base, com projetos como o Luz do Amanhã”, finalizou o prefeito.

Além do tenente coronel Razera e da comitiva de Sinop que veio para apresentar o projeto, participaram da reunião também o major Jorge Almeida, os vereadores Bruno delgado, Marlon Zanella, Silvana Faccio, Marisa Netto, Maurício Gomes e Dirceu Zanatta e os secretários Lúcia Drechsler, Leonardo Zancheta, Junior Brandão, Cláudio Drusina e Luis Fábio Marchioro.