Desde
fevereiro professores da educação infantil (CEMEIS), da rede pública municipal
de Sorriso e de Nova Ubiratã, vem recebendo cursos de aperfeiçoamento
oferecidos pela Fundação Abrinq, COFCO International, em parceria com a Secretaria
Municipal de Educação e Cultura de Sorriso – SEMEC, com o objetivo de contribuir
para a melhoria da qualidade da educação de crianças matriculadas nas creches
destes municípios, através da qualificação de práticas pedagógicas de estimulo
a leitura e raciocínio lógico.
O
seminário de encerramento aconteceu na tarde da quinta-feira (24) no Centro de
Eventos Ari José Riedi, com a participação de Daniela Resende Florio, coordenadora
de projetos de educação da Fundação Abrinq, Rodrigo Milau e Eliete Palhares
Beneti, representantes da estatal chinesa COFCO International, Secretaria
Municipal de Educação de Sorriso, coordenadores e professores da rede municipal
dos municípios contemplados: Sorriso e Nova Ubiratã.
Durante
o evento foram realizadas apresentações das atividades realizadas pelas
unidades contempladas, bem como palestra com a contadora de histórias, comunicóloga
e escritora Andreia Souza. Em sua fala, a neta de índios Tapuias contou
histórias e interagiu com os professores, levando-os de volta à infância. “Não
existem fórmulas para contar histórias”, disse ela, aconselhando os professores
que na educação infantil é preciso propor vivência, acolher inclinações,
humanizar os textos infantis, e promover interações.
Este
projeto, conforme coloca a coordenadora de projetos de educação da Fundação
Abrinq, Daniela Resende Florio, foi um período de parceria com a SEMEC/Sorriso que
permitiu a aplicação de cinco encontros de formação para coordenadores e professores
de doze CEMEIS, multiplicação de conteúdos nos CEMEIS, bem como a realização de
encontros de famílias.
A
Secretária Municipal de Educação e Cultura de Sorriso – SEMEC, Lucia Korbes
Drechesler, afirmou aos representantes das entidades que se sente grata pela
Abrinq ter escolhido Sorriso para implantar este projeto tão gratificante, que
parcerias deste nível são de grande valia, pois proporcionam importantes
resultados no desenvolvimento e prática dos profissionais desta faixa etária.
Segunda
a coordenadora de educação infantil da SEMEC/Sorriso, Elenice Franciosi Schilling,
o projeto Jeitos de Aprender foi de grande relevância, haja vista o número de
crianças contempladas com as ações postas em prática, beneficiando
aproximadamente 570 crianças de 0 a 3 anos diretamente (unidades contempladas
com formações, materiais pedagógicos e pequena reforma no CEMEIS São José), e de
forma indireta aproximadamente 2000 crianças nos CEMEIS contemplados como
convidados nas formações.