A iniciativa visa monitorar o aprendizado dos alunos, por meio de levantamento de dados, permitindo a elaboração de estratégias e práticas pedagógicas diferenciadas, no intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem. O monitoramento é feito a partir de avaliações nas disciplinas de português e matemática realizadas com os alunos do 1º ao 9º ano.

A partir dos resultados, é realizado um prognóstico do desempenho escolar dos alunos em três níveis de avaliação: baixo desempenho – com até 39% de acertos; nível intermediário - acertos que vão de 40% a 60%; e nível considerado recomendável – acima de 61%.

O projeto se baseia no Mapa de Foco criado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) durante a pandemia, que apresenta uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental e orienta os professores sobre como trabalhá-las. “Queremos aferir o nível de aprendizado dos alunos, a partir das habilidades propostas para cada ano de ensino. A partir daí serão analisadas quais habilidades deverão ser retomadas, para que os alunos possam subir de nível na avaliação”, explica o professor Jairo Brizola, que coordena o projeto.

A secretária da pasta, Lúcia Dechsler está recebendo os gestores e coordenadores das unidades escolares para apresentar o projeto e discutir as possiblidades. A partir dos resultados apresentados, cada unidade deverá traçar suas metas e objetivos estratégicos, por meio de um plano de ação. “Neste momento que vivemos, a educação precisa ser repensada. Essa nova ferramenta nos apresentará um diagnóstico para avaliarmos que intervenções precisam ser feitas no processo de ensino e aprendizagem e nos possibilitará sanar algumas perdas geradas pela suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia. Com isso, iremos aperfeiçoar o aprendizado de nossos alunos, fazendo com que adquiram as habilidades que precisam ser desenvolvidas em cada etapa e, consequentemente, melhorar o índice do IDEB do município", salienta.

Para desenvolver o projeto Sondar nas escolas, o Departamento Pedagógico da secretária municipal de Educação e Cultura contará com o trabalho dos formadores do Centro Municipal de Formação para Profissionais da Educação (Cemfor), que trabalharão as habilidades ainda não consolidadas, por meio da formação continuada dos professores. Nas unidades escolares, para trabalhar cada aluno de forma individualizada, a Semec estará disponibilizando professor auxiliar para atender as turmas com maior defasagem.

Para a coordenadora da Escola Municipal Professora Geni Forgiarini, Fátima Giseli Borchert, o projeto trará enormes benefícios ao processo de aprendizagem escolar. “O Sondar veio para nos ajudar a identificar as falhas e criar metas objetivas para a aprendizagem de uma maneira individualizada. Sentar com o professor com essas planilhas que nos mostram a evolução de cada aluno, facilitará muito nosso trabalho”, diz.