Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Passear no Parque Ecológico Claudino Francio e aproveitar um pouco da beleza e da sombra das árvores é sempre uma boa programação, não é mesmo? E para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, na próxima sexta-feira, 19, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) em parceria com a empresa Carla Garcia Home, realiza um evento especial: na data, a partir das 8 horas, serão plantadas 40 mudas de cumaru na área do Parque Ecológico. As mudas serão doadas pela empresa Carla Garcia Home e devem ser plantadas por alunos da rede municipal.
Gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho, destaca que o plantio é simbólico e reforça as ações do dia da árvore cujo objetivo principal é a conscientização ambiental. “É um momento de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural; esse é um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras”, destaca o gestor.
O cumaru, pontua o secretário, é conhecido como a baunilha brasileira já que o fruto lembra muito a essência da planta. A arvore chega a ultrapassar os 30 metros de altura e além de ter a madeira muito utilizada, o fruto tem uso medicinal, cosmético e aromático.
Picolo reforça que diariamente a Sama em parceria com várias empresas tem trabalhado na manutenção das áreas verdes do Município. “E a empresa da Carla vem para somar esforços nesse sentido”, diz.
Serviço
Celebração Dia da Árvore
O que: plantio de 40 mudas de cumaru
Quando e horário: 8 horas, dia 19 de setembro
Local: Parque Ecológico Claudino Francio
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).