Que tal passar o dia inteiro em meio à natureza aprendendo de uma maneira muito divertida? Foi exatamente isso que alunos de duas turmas da Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva fizeram na segunda e na terça-feira (24 e 25) por meio do programa “Filhos no Campo”.

Destinado a crianças que moram em áreas urbanas com idade 9 a 12 anos, e não estão acostumadas com a vida no campo ou não imaginam como alguns alimentos são produzidos, o programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Rural de Sorriso, em parceria com o Executivo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

A mobilizadora do Sindicato Rural de Sorriso, Rosângela Dias, informa que esta é a primeira vez que um programa deste porte é realizado em Sorriso, em que crianças passam o dia todo em um sítio verificando as atividades desenvolvidas na propriedade, acompanhados por professores e um instrutor do Senar. “Aqui os alunos seguem um programação; têm café da manhã, conhecem a propriedade rural, visitam o curral, alguns até tiram leite da vaca, depois almoçam, descansam e acompanham uma atividade agrícola”.

Estas atividades educativas e recreativas são promovidas no Sítio  Agroecopedagógico Dallavechia, da professora aposentada Odila Bortoncello. A propriedade fica na Comunidade Navegantes, distante cerca de 20 km de Sorriso, sentido Ipiranga do Norte. A professora Odila disponibilizou a sua propriedade para a realização do programa que deve levar uma nova visão da vida no campo para aproximadamente 200 alunos. “Aqui eu pretendo fazer trilhas ecológicas e desenvolver vários temas que os alunos já trabalham em sala de aula, eles vão poder ter a prática também, saindo da rotina da escola”, conta a professora.

Para Henrique Gioveli, de 10 anos, essa foi uma experiência inesquecível. “Hoje nós acompanhamos como tirar leita da vaca, eu não imaginava que era assim, foi um dia muito legal”. Assim como Henrique, alunos de outras escolas também integram a atividade, que é acompanhada pela coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ivanete Ferro. A atividade também será vivenciada por alunos da Escola Municipal Rui Barbosa e da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt.