Os vereadores presentes também aprovaram a proposta, destacando a necessidade deste atendimento. “Parabéns ao prefeito, por tirar do papel este sonho, que vem sendo acalentado desde 2005”, afirmou a vereadora Jane Delalibera, reiterando também a importância de treinamentos constantes dos servidores, principalmente com relação ao atendimento ao público.

“Este projeto é muito importante e há outros em tramitação muito semelhantes, então, é importante unirmos todas estas legislações para, efetivamente, colocar em prática este projeto, e estamos observando, principalmente a Mara [primeira-dama e secretária de Assistência Social] com o olhar de querer resolver, e é assim que o servidor, de modo geral, precisa ser: resolutivo”, concordou a vereadora Silvana Perin.

Presidente da casa de Leis, Rodrigo Materazzi também enalteceu a iniciativa e reiterou a importância de se conciliares todas as legislações sobre o tema em uma só, facilitando assim o trâmite da execução da iniciativa.

Secretário de Administração, Bruno Delgado explica que a intenção é centralizar atendimentos para os servidores públicos em um único endereço, criando um local de aconchego, que viabilize uma escuta especializada, estimule atividades que valorizem o autocuidado e a saúde integral. “A equipe deve ser composta por dois médicos, sendo um clínico geral e um psiquiatra; cinco psicólogos para atendimentos em psicoterapia e um para triagem e reintegração; assistente social; fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista e educador físico, com uma equipe de apoio composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e pedagogo”, lista o secretário, acrescentando que terapias como auriculoterapia e reiki também devem fazer parte dos serviços ofertados.

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorriso (Sinsems), Leocir Faccio também destacou a importância do programa. “É preciso implementar esse cuidado com o lado humano dos servidores e parece que este processo está fluindo”, comentou o presidente, oferecendo a possibilidade de “linkar” os serviços já ofertados pelo Sinsems à iniciativa, posto que “as lutas e preocupações são as mesmas”.

A partir da efetivação do programa, com o devido aval do Legislativo, o Executivo deve dar início à instalação da estrutura, com expectativa de início dos atendimentos em 2026. O programa, complementa Bruno, nasceu de um esforço conjunto da Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) com vários outros setores da Administração. “Desde sua concepção, o Sorriso + V.I.D.A.S vem sendo pensado e planejado coletivamente, com servidores públicos focados em promover o bem-estar de seus pares”.