Setembro amarelo é o mês da prevenção ao suicídio.
Oriundo de questões relacionadas à saúde mental, o suicídio é resultado de um agravamento de doenças como depressão e ansiedade, que, se agravadas, podem levar a tentativas de suicídio.
Em todo mundo, cerca de 700 mil pessoas cometem suicídio por ano. Realizar uma campanha de prevenção para evitar que esses números subam é uma preocupação da sociedade. Por conta disso, o setembro amarelo se mostrou uma alternativa de acolhimento e prevenção.
Com casa cheia. Assim foi o primeiro encontro de 2025 do programa Idoso Ativo e Feliz realizado no último sábado, dia 20. Mais de 150 idosos estiveram presentes no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) para conversar sobre “Aposentadoria e benefícios eventuais” e para viver bons momentos juntos.
Além disso, a programação contou ainda com atividades relacionadas à prevenção de acidentes e quedas; aferição dos sinais vitais; acompanhamento do índice de massa corporal (IMC) e dinâmicas em grupo.
Coordenadora do departamento de Educação em Saúde, Sílvia Gehring, explica que esse “é um momento de muita troca de experiência e de dicas que melhoram a qualidade de vida do nosso idoso”. Desde 2023, o programa Idoso Ativo e Feliz é realizado mensalmente.
A atividade, vale lembrar, também integra as ações da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (Cies) e Academia da Saúde da Secretaria de Saúde e Saneamento (Semsas); equipes da Assistência Social e contou com o apoio dos estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera.
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).