Após a divulgação do relatório de arboviroses, desta sexta-feira (23), a equipe do setor de Vigilância em Saúde Ambiental realizou uma reunião estratégica para avaliar e debater o cenário endêmico de Sorriso. O ponto central das discussões foi o encerramento do segundo ciclo de trabalho realizado pelos Agentes de Combate às Endemias, que dura cerca de dois meses. Foi apresentado para a equipe os Índices de Infestação Predial (IIP), que é um indicador que mede a presença de Aedes aegypti em imóveis, por bairro.
Durante o encontro, o Departamento também compartilhou as últimas iniciativas adotadas para reforçar o combate e a prevenção de doenças transmitidas por vetores, além de propor medidas práticas para otimizar o trabalho realizado em campo.
"O objetivo dessa ação é capacitar e atualizar os profissionais. Estamos em um momento de alinhamento, buscando estratégias que tornem nossas intervenções mais eficazes, sempre priorizando a prevenção e o bem-estar da população", ressaltou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.
Na ocasião, foram abordados ética profissional, comportamento para atender à população e o andamento do projeto "Ovitrampas" (armadilhas sonoras usadas para detectar com mais precisão a presença de vetores), entre outros, além de atualizações sobre os resultados do projeto e as estratégias utilizadas em áreas de maior infestação foram oferecidas.
A atividade é parte de uma série de medidas da Secretaria Municipal de Saúde que visam intensificar a prevenção, qualificar a atuação dos agentes e garantir uma resposta mais eficaz frente aos desafios dos ciclos endêmicos.